Programa de logística de última milha da Amazon ajuda no desenvolvimento e capacitação de empreendedores brasileiros

Inovação e tecnologia são fundamentais para tornar a operação cada vez mais segura e veloz na Amazon. Por trás de cada um dos milhares de pedidos enviados diariamente para 100% dos municípios brasileiros, há um time robusto de funcionários e associados que atuam nos nossos Centros de Distribuição e Estações de Entrega, nos escritórios corporativos além de muitos parceiros.

Um dos elos mais importantes dessa cadeia é o programa global chamado DSP (Delivery Service Partner – Parceiro de Serviço de Entrega).

Para participar do programa, não é necessária experiência prévia em logística. O projeto busca pessoas com espírito de liderança e empreendedorismo para contratar e gerenciar motoristas que realizam entregas pelo país. A Amazon fornece tecnologia e coloca à disposição dos DSPs um conjunto de serviços que os apoia a criar suas empresas, além de promover um ambiente seguro e motivador para suas equipes trabalharem.

O investimento inicial de um DSP gira em torno de R$ 45 mil, destinados para fluxo de caixa e início das operações. Já o faturamento mensal, fica entre R$ 150 e R$ 350 mil, com um lucro potencial de R$ 12 a R$ 22 mil mensais, informa a empresa que, todavia, não garante a quantidade mínima de negócios aos seus Parceiros de Serviço de Entrega. “Para evitar dúvidas, não há garantia de faturamento mensal mínimo. Nenhuma declaração ou promessa é aqui realizada pela Amazon quanto ao volume de negócios que o Parceiro de Serviço de Entrega poderá esperar obter, a qualquer tempo, no âmbito do Programa. Caso a Amazon forneça qualquer estimativa, essas estimativas serão apenas para conveniência das partes e não vincularão a Amazon. A Amazon não será responsável por quaisquer ações/medidas tomadas pelo Parceiro de Serviço de Entrega com base em tais estimativas.”

Tecnologias

“Hoje, temos sistemas e tecnologias com Inteligência Artificial e Machine Learning que auxiliam na otimização do processo de rotas, e ajudam os motoristas na realização das entregas. A combinação dos parceiros do programa DSP, seus processos e sistemas fazem a Amazon Logística no Brasil operar todos os dias da semana”, explica Rafael Caldas, líder da Amazon Logística no Brasil.

Em 2018, a Amazon lançou o programa DSP para expandir a sua rede de transporte, bem como capacitar a próxima geração de empreendedores em escala mundial. Isso exigiu a construção de grandes equipes e um olhar para as comunidades locais, visando trabalhar com empresas da região e atingir os objetivos do projeto. Por meio dele, os empreendedores parceiros em todo o mundo geraram mais de US$ 26 bilhões em receita desde seu lançamento. Hoje, a Amazon Logística opera no Brasil com 28 DSPs, localizados em Brasília (DF), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Salvador (BA), Goiânia (GO), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Guarulhos (SP), São Paulo (SP), Embu das Artes (SP), Indaiatuba (SP) e São Bernardo do Campo (SP), realizando entregas em milhares de CEPs pelo Brasil, incluindo regiões periféricas e rurais. A Amazon espera continuar a parceria com esses DSPs no Brasil e fornecer a eles e suas equipes novas oportunidades de sucesso.