Programa de voluntariado da VLI quer beneficiar 10 mil pessoas somente neste ano

Balanço do primeiro semestre deste ano de 2022 revela que o VLI Solidária, programa de voluntariado da VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – teve um total de 5 mil beneficiados nos nove estados brasileiros onde a companhia atua: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Maranhão, Tocantins, Sergipe e Ceará. E neste mês em que se comemora, no dia 28, o Dia Nacional do Voluntariado, bem como uma década de existência do VLI Solidária, a empresa anuncia a meta de dobrar o número de pessoas beneficiadas até dezembro.

Criado em 2012, o programa fortalece o propósito da empresa de construir legado nas comunidades onde atua. Através dos 500 voluntários que atuam nos cerca de 30 comitês, as comunidades localizadas onde há a presença da companhia recebem doações e participam de projetos sociais. O objetivo é estimular o exercício da cidadania e a participação social, envolvendo empregados no esforço conjunto de contribuir para o desenvolvimento destas regiões onde há a presença da companhia.

Valor compartilhado

Os comitês fazem levantamentos do que as comunidades precisam e trabalham para que as ações sociais sejam realizadas. Além das campanhas de arrecadação entre os empregados VLI, a empresa investe de forma direta no voluntariado, injetando recursos para realização destas ações sociais. Entre os itens presentes nestas atividades estão gêneros alimentícios, material escolar, agasalho, fraldas, livros, remédios, doação de sangue, artigos higiene e limpeza. Já houve ainda apoio em atividades estruturantes como apoio em reformas, construção de brinquedoteca, bibliotecas, adequação para acessibilidade das entidades, além de apoio em festas comemorativas, como Dia das Crianças e Natal.

Para a gerente-geral de Sustentabilidade da VLI, Francielle Pedrosa, há 10 anos este programa é um orgulho para companhia. “São as pessoas criando conexões com as comunidades por meio de ações voluntárias e genuínas que fazem diferença para um mundo melhor. Em muitos momentos delicados, a exemplo da pandemia, é nosso ciclo de doações, que chega pela força do voluntariado, que auxilia diversas pessoas em situação de vulnerabilidade. E a nossa jornada continua com os voluntários liderando ações que beneficiarão mais de 10 mil pessoas neste ano”.

Parceria

A Escola Especial Lígia de Souza Tibo, localizada em Belo Horizonte, é mantida pela Fundação Dom Bosco, uma instituição sem fins lucrativos que desde 1961 se dedica ao trabalho de pessoas com deficiência intelectual. A coordenadora pedagógica, Andreza Araújo, explica que esta instituição de ensino vive de doações e muitas de suas ações visam proporcionar aos alunos momentos de alegria e satisfação.

“Para alcançar nossos objetivos contamos com generosidade de amigos e parceiros, como a VLI Solidária, que muito enriqueceu nosso projeto musical, com a doação de instrumentos musicais. Foi uma doação de fundamental importância, porque possibilitou aos nossos alunos conhecer e manusear diversos instrumentos musicais, despertando neles maior interesse pela música e, assim, melhoraram sua coordenação motora, ritmo, disciplina e atenção”, conta.

Gratidão

De acordo com Andreza, atitudes como esta enche a escola de esperança e alegria. “Além disso, nos dão a certeza de que estamos no caminho certo quando pesamos em um mundo melhor e com mais oportunidades para nossos alunos”.

A especialista em Portos e Terminais da VLI, Izabela Cancela, participa do VLI Solidária desde sua primeira ação, ocorrida há uma década. “O programa representa o poder de materializar e reforçar para as comunidades ao nosso redor o impacto positivo que a companhia tem em nosso país. Todas as ações são muito bacanas, mas para mim o mais emocionante é chegar na creche que ajudamos vestida de Mamãe Noel e ver os olhinhos encantados das crianças. É gostoso demais!”, finaliza.

Campanha

E na próxima semana será lançada uma campanha para a arrecadação de material escolar nos comitês da VLI Solidária. A quantidade arrecadada será dobrada pela companhia para ser entregue às comunidades na semana comemorativa do Dia das Crianças, em outubro.