A Raízen, empresa integrada de energia e licenciada da Shell, anunciou nesta terça-feira (2), em evento em São Paulo, a reformulação do Programa de Qualidade DNA Shell, desenvolvido para assegurar a qualidade dos combustíveis comercializados em seus postos.
Baseado na molécula DNA, o programa funciona como uma estratégia de controle de origem, garantindo a rastreabilidade ao combustível comercializado, fortalecendo ainda mais o compromisso da empresa com a excelência na oferta de seus produtos. O programa atuará em um laboratório móvel itinerante, programado para percorrer, inicialmente, postos do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Iniciado em 2001, o programa conta com uma equipe seleta de técnicos-químicos para testar e comprovar a procedência da gasolina, etanol e diesel comuns. Além disso, verifica a qualidade por meio de ensaios em conformidade com os parâmetros especificados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Os testes, realizados em dispositivos especializados para análise de combustíveis fósseis e renováveis, são conduzidos utilizando a Molécula DNA. A molécula age como um marcador nos combustíveis Shell, possibilitando a identificação, em menos de um minuto, de possíveis adulterações e a verificação da origem do produto.
Os efeitos para o consumidor que utiliza combustível adulterado incluem redução do rendimento do combustível, manifestação da “batida de pino” – um ruído metálico proveniente do motor -, desgaste de componentes como bomba de combustível, filtros e bicos injetores, e contaminação do lubrificante, podendo resultar no travamento do motor. Portanto, destaca-se a relevância do programa DNA Shell, uma abordagem eficaz para monitorar a origem, qualidade e rastreabilidade do produto.
“Na Raízen, qualidade é um pilar fundamental, e para isso, a dedicação é de ponta a ponta, pois cada processo importa para garantir a excelência, integridade e a eficiência do nosso combustível, assegurando a satisfação dos nossos clientes e parceiros. Tudo isso é aliado a uma política transparente e a uma dinâmica precisa por parte dos nossos colaboradores”, explica Ricardo Berni, diretor-executivo de Marketing e Meios de Pagamento da Raízen. “Combater práticas irregulares não é apenas uma questão de preservar a integridade do produto, mas também de proteger nossos consumidores”, afirma.