project44 aumenta visibilidade de supply chain em terminais marítimos com nova função integrada à plataforma Movement

A project44, tecido conectivo da cadeia de suprimentos global, acaba de lançar um novo recurso integrado à Movement by project44™, sua plataforma de visibilidade para o supply chain. Trata-se da função Ocean Terminal Visibility, que proporciona visibilidade para terminais marítimos.

A nova ferramenta oferece dados altamente precisos, e em tempo real, sobre o status e a localização dos contêineres em terminais. Com o upgrade, transportadoras e provedores de serviços de logística (LSPs) podem melhorar inclusive o planejamento terrestre, minimizar as taxas de demurrage (cobrança de sobrestadia para contêineres parados em terminais) e drayage (transporte rodoviário de contêineres), além de lidar melhor com possíveis atrasos ou interrupções.

“Muitos atrasos na cadeia de suprimentos não acontecem em trânsito, mas em pontos de intercâmbio modal, como portos. O problema é que, muitas vezes, os contêineres entram em uma espécie de ‘caixa preta’ quando passam pelos terminais. Há pouca transparência, e isso compromete a eficiência”, afirma Jett McCandless, fundador e CEO da project44. “Com a nova função que estamos oferecendo, eliminamos o mistério no status e na localização de cargas. São novos recursos de visibilidade para o transporte marítimo. Uma visibilidade de ponta a ponta de verdade”.

O novo recurso foi lançado durante a TPM23, conferência internacional de transporte e logística de contêineres, realizada em Long Beach, na Califórnia, de 26 de fevereiro a 1º de março. Entre as funções do Ocean Terminal Visibility estão a monitoração de eventos de descarga de contêineres, localização precisa e informações sobre o último dia livre. Também apresenta status como retenções, desembaraço alfandegário e disponibilidade para coleta dos envios.

Inicialmente, a tecnologia cobre os terminais marítimos dos Estados Unidos, sendo já utilizada por grandes empresas, mas representa uma oportunidade para facilitar as operações comerciais entre os mercados brasileiro e americano. De acordo com a Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio para o Brasil), no ano passado as exportações entre Brasil e Estados Unidos bateram recorde em 2022, alcançando US$ 88,7 bilhões e superando os US$ 70,5 bilhões registrados em 2021.

Para se ter uma ideia, o alto grau de precisão e eficiência do lançamento da project44 recebeu elogios de companhias como a Tailored Brands. “Como um varejista omnichannel com mais de mil lojas na América do Norte, ter visibilidade completa de nossa cadeia de suprimentos nos dá os insights de que precisamos para colocar os clientes no centro de todas as decisões”, comenta Jamie Bragg, vice-presidente executivo e diretor de cadeia de suprimentos da empresa. “Fornecemos produtos de todo o mundo, portanto, obter visibilidade dos portos por meio do Ocean Terminal Visibility fará uma grande diferença na superação de atrasos nas importações”.

Empresas que cresceram rapidamente nos últimos anos também atestam a qualidade do produto. “Visibilidade no oceano tem sido um desafio para a ASICS nos últimos dois anos e os terminais são o maior ponto cego. Por isso, é emocionante ver a inovação contínua da project44 para a visibilidade da cadeia de suprimentos internacional”, comenta Roy Nijman, executivo de Logística na ASICS, e cliente da project44.

“A nossa percepção é que o Ocean Terminal Visibility é um upgrade importante para a Movement by project44, pois garante uma cadeia de suprimentos ainda mais ágil, resiliente e sustentável. É uma ferramenta incomparável para tomadas de decisões estratégicas”, conclui McCandless.