O Beautycare Brazil, Projeto de Internacionalização da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e correlatos, criado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), registrou crescimento de 9,9% das exportações no primeiro semestre de 2022, em comparação ao mesmo período ano passado. O volume movimentado chegou à casa dos US$ 84,4 milhões, resultado expressivo que confirma a tendência de crescimento observada nos últimos dois anos.
Entre janeiro e junho deste ano, as 77 empresas exportadoras que integram o projeto setorial comercializaram 120 produtos para 108 países, sendo a Argentina o principal mercado, seguido por Estados Unidos, Colômbia e Emirados Árabes. As exportações para a América do Sul representam 56% do total do resultado no período, seguido da América do Norte 15%, Ásia 13%, Europa (11%).
Ainda de acordo com o projeto setorial, que presta apoio estratégico à toda a cadeia de valor do setor HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), dos 77 produtos comercializados, os ingredientes correspondem a 62,6% do total exportado, seguido de produtos acabados 24,3%. Nessa vertical, o destaque fica para a categoria de produtos para cabelos 60,5%.
O suporte do Beautycare Brazil à internacionalização das empresas brasileiras de HPPC foi determinante para alcançar os resultados deste primeiro semestre de 2022. E isso se reflete tanto no aumento do número de empresas aderentes ao programa, como de participações em eventos internacionais. Somadas as participações nas feiras Cosmoprof Worldwide, In-cosmetics Global, MCB Beauté Seléction e Beautyworld Middle East (as duas últimas marcadas para setembro e outubro, respectivamente), a expectativa é atingir o maior número de empresas expositoras desde a criação do projeto.
“Estes resultados demonstram que a pauta de exportações do setor está ainda mais relevante e diversificada para toda a cadeia de valor. O reconhecimento pelo mercado internacional da qualidade dos produtos brasileiros, com diferenciais de inovação, tecnologia e ingredientes naturais, nos tornam referência em algumas categorias de produtos e nos colocam em destaque para conquistar ainda mais consumidores pelo mundo”, declara Gueisa Silvério, Gerente de Negócios Internacionais da ABIHPEC.