O saldo de negócios do primeiro ano de ações no projeto de exportação feito pela ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários com a Apex-Brasil-Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos foi positivo. O volume potencial de negócios que poderá ser realizado pela indústria será de aproximadamente US$ 35,1 milhões. “A receptividade dos mercados sul-americanos nos surpreendeu”, atesta Alcides Braga, presidente da ANFIR. “Vários empresários do setor de logística perceberam que oferecemos qualidade, com preço competitivo e proximidade dos mercados”, completa.
O programa acertado entre as duas entidades para o primeiro ano do projeto incluiu três rodadas de negócios e a participação em uma feira setorial. A primeira rodada de negócios foi na Colômbia, em junho; seguida da presença do setor na Expomina Peru 2016, em setembro. Em outubro foi realizada no Chile a segunda rodada de negócios e em novembro a terceira, em São Paulo, com a vinda de 11 empresas estrangeiras.
“A definição das ações tendo como foco os mercados latino-americanos mostrou-se muito acertada ante a boa aceitação mostrada pelos empresários locais”, diz Mario Rinaldi, diretor Executivo da ANFIR.
Para o próximo ano o projeto deverá continuar com a seleção de novos mercados. “Estamos em contato com a Apex-Brasil e os associados para definirmos quais mercados deverão receber a atenção da missão brasileira”, explica Rinaldi.
A ANFIR é a entidade que representa a indústria de implementos rodoviários instalada no Brasil, independentemente da origem do capital. Representa cerca de 85% dos fabricantes do setor localizados em todos os estados brasileiros.
A Apex-Brasil atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A entidade apoia atualmente mais de 12 mil empresas de 82 setores produtivos.