Projeto da Mercedes-Benz de educação no trânsito atinge 40 mil alunos

A Mercedes-Benz do Brasil, por meio do projeto de educação no trânsito Mobile Kids, já alcançou aproximadamente 40.000 alunos de mais de 100 escolas das redes públicas e particulares do Estado de São Paulo. A distribuição da cartilha pedagógica tem como objetivo ensinar crianças, entre 6 e 10 anos, sobre a importância de um trânsito seguro para motoristas e pedestres.

A cartilha Mobile Kids, projeto original do Grupo Daimler, é composta por cartões, fichas, desenhos explicativos e jogos de cartas, que representam a realidade do trânsito e estimulam as crianças a aprender comportamentos seguros, incentivando-as a também compartilhar os conhecimentos com seus familiares.

“Os materiais didáticos do Mobile Kids são utilizados por todos os países que realizam a ação. É dessa forma que alcançamos muitas crianças, trazendo diversão e informação”, destaca Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil, e responsável pelo Comitê de Responsabilidade Social da Empresa. “A presença internacional da Daimler torna possível a adequação do projeto em diversas línguas, com o apoio de parceiros locais, como o Colégio Humboldt aqui no Brasil”.

De acordo com o executivo, a Empresa acredita que é importante educar as crianças a respeito das Leis de Trânsito desde cedo. “Nesse sentido, as escolas podem nos ajudar nesta ação, a fim de formar futuros cidadãos mais conscientes e com comportamentos seguros como usuários das vias públicas, seja na condição de pedestre, condutor ou passageiro”, diz ele.

Mobile Kids conta com suporte de profissionais especializados

Implantado em 2001, o Mobile Kids é uma iniciativa global da Daimler que desenvolve, com a consultoria de profissionais especializados, materiais que abordam o trânsito mais seguro e a prevenção de acidentes.

O projeto foi elaborado na Alemanha, em parceria com a Universidade de Koblenz, visando estimular as crianças a compartilharem com seus pais e familiares conceitos importantes a respeito dos temas, para a formação de uma sociedade ainda mais consciente.

“O Mobile Kids é uma iniciativa que contribui não apenas para o presente, mas para o futuro da sociedade. E é com foco no longo prazo que as ações de conscientização e inclusão social são desenvolvidas diariamente na Mercedes-Benz”, diz Luiz Carlos. “Isso está alinhado a um dos pilares de Responsabilidade Social da nossa Empresa”.

Parceria com o Colégio Humboldt é ainda mais ampla

O Mobile Kids é um dos itens que compõem o programa AutoHumboldt, também apoiado pela Mercedes-Benz do Brasil e que promove a temática do trânsito responsável por meio de palestras, concursos de redação, caminhadas, eventos e outras ações. O projeto da Daimler complementa a iniciativa do colégio e, pela importância do tema, a instituição decidiu compartilhar os materiais didáticos com outras escolas de São Paulo, possibilitando a disseminação do conhecimento para crianças da rede pública e privada de ensino.

O Humboldt realizou a adequação dos materiais didáticos do Mobile Kids, de acordo com a realidade das ruas e estradas brasileiras, agregando adicionalmente atividades desenvolvidas por professores do Colégio.