Em 2015, a De Marchi confiou à SSI SCHÄFER a transformação de seu sistema de armazenagem e separação de pedidos. Até aquele ano, a estrutura da De Marchi era totalmente manual e, migrar para uma estrutura semiautomática representaria um ganho de eficiência, velocidade e produtividade extremamente importante para a empresa.
A solução desenhada pela SSI SCHÄFER incluiu a construção de 3 câmaras frias independentes, duas delas utilizando o sistema de Bases Móveis da SSI SCHÄFER e, a terceira, unindo este a outro avançado sistema: o carro satélite SSI ORBITER® (evolução do sistema drive-in). “Foi a primeira vez que aplicamos dois sistemas semiautomáticos com conceitos diferenciados numa mesma câmara”, afirma Ary Leme, Executivo de Vendas da SSI Schäfer e responsável pelo projeto. Nesta terceira câmara encontra-se também o túnel de picking, o qual permite aos colaboradores realizar o picking no mesmo nível deles, aumentando a segurança operacional e a velocidade do processo. “Antes os separadores, em dois, gastavam uma hora para separar um pedido de duas, três toneladas. Hoje, eles separam em 20 minutos”, comenta Rivaldo Prado, Gerente de Logística da De Marchi.
Neste armazém são estocados os produtos já finalizados, ou seja, polpas, frutas e legumes, além do famoso Açaí Sport da empresa, tudo à aproximadamente -30°. De lá, esses produtos saem e abastecem todos os continentes.
Segundo Ary, essa solução representa uma “imediata redução de investimento para construção civil e uma perpétua economia de energia, equipamentos e mão de obra”. Rivaldo, completa “é muito gratificante trabalhar com esse sistema. Você tem ânimo para trabalhar […] Parece que eu entrei em 2015 aqui, isso foi uma energia para mim que tenho 32 anos de empresa”.