A Peel Ports comemora a adesão de 50 empresas à sua iniciativa Cargo200, que tem como objetivo reduzir a quilometragem de transporte de mercadorias em 200 milhões de milhas nos próximos cinco anos. Além de obter redução significativa de carbono, a empresa também estima que o movimento pode render aos usuários do Liverpool 2 uma economia de até USD 600 por contêiner devido aos custos de transporte, levando as mercadorias até o coração do Reino Unido. A empresa convidou para participar desse projeto, importadores e exportadores cujas mercadorias saem ou entram pelo Norte do Reino Unido, a fim de que eles mudem o frete marítimo dos portos do Sudeste para a localização central de Liverpool.
Diageo, JCB, B&M, Jaguar Land Rover, Matalan e Typhoo estão entre os 50 primeiros clientes a aderirem à iniciativa Cargo200, incentivando a indústria de frete e logística do Reino Unido a promover uma mudança fundamental na cadeia de suprimentos e nas rotas de serviços. A notícia chega no momento em que a empresa acaba de entregar cinco novos guindastes pórticos (ship-to-shore) Megamax para a construção do Liverpool2.
“O crescimento dos nossos negócios globalmente traz desafios e oportunidades”, explica Gareth Williams, gerente de Distribuição da Jaguar Land Rover. “Com fábricas em West Midlands e em Liverpool, nos unimos às companhias de transporte e de logística para fazermos o melhor uso da infraestrutura oferecida no Norte da Inglaterra, a fim de encurtar a trajetória de supply chain, reduzir emissão de carbono e diminuir custos da área de transporte.” A Jaguar Land Rover é a maior montadora de automóveis do Reino Unido, construída com o expertise de duas marcas ícones da área automobilística: Land Rover e Jaguar. No Brasil, a linha de produção está sendo erguida na cidade de Itatiaia (RJ) e consumiu investimento de R$ 750 milhões. No local será produzido o novo Discovery Sport, que deve sair da linha de montagem em 2016.
Patrick Walters, diretor comercial do grupo da Peel Ports, conta que 50% da demanda de toda carga do Reino Unido é proveniente da área Norte do Reino Unido, incluindo a Escócia e a Irlanda e, por isso, o Porto de Liverpool é estrategicamente importante, por ser o mais central do Reino Unido. Eficiência e sustentabilidade estão no centro da iniciativa Cargo200 e, com a abertura do Liverpool2, proprietários de carga e operadores logísticos podem beneficiar de um porto localizado no Sul que traz serviços com ótima relação custo-benefício.” Segundo Walters, o reconhecimento da indústria e seu apoio à iniciativa são cruciais para o cumprimento dos objetivos a longo prazo da empresa, que visam redução de custos, emissão de carbono e congestionamentos – resultantes do transporte terrestre. “Esperamos receber mais clientes dos setores de transporte e logística do Reino Unido. Nosso próximo passo será trabalhar com novos parceiros, além dos atuais, compartilhando dados e oferecendo novas estruturas, a fim de reforçar as vantagens do transporte via Liverpool.”
Uma das empresas que recentemente se juntou à iniciativa foi a JCB. “Com a Cargo200 tivemos uma excelente oportunidade de influenciar no desenvolvimento de novas conexões de transporte do Reino Unido, que é vital para garantir maior eficiência e menor emissão de carbono em nossas cadeias de suprimento”, diz Joannes van Osta, gerente geral da área de Transporte & Distribuição de Máquina Montadas. A JCB é um dos três maiores fabricantes do mundo de equipamentos de construção. No Brasil, está presente em Sorocaba (SP), onde tem uma fábrica de retroescavadeiras.
Peter Samuels, gerente de Categoria da Diageo acrescentou: “Ao termos conexões com Glasgow, Belfast e Dublin, o conceito de hub do Mar da Irlanda Hub, Liverpool2, fica mas fácil obtermos contêineres vazios quando precisamos deles. Isso permite conexões mais curtas que ligam navios de águas profundas a Liverpool.” A Diageo é a maior fabricante de bebidas alcóolicas do mundo e sua matriz está localizada no Reino Unido. No Brasil, a empresa é dona de marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Ypióca e Baileys.
O sucesso da campanha Cargo200 é resultado dos esforços da Peel Ports para melhorar a infraestrutura logística e os serviços no Noroeste do Reino Unido. “Estamos muito animados com este novo acordo de distribuição, uma vez que isso reforça nosso compromisso de buscar as melhores soluções para os clientes, os consumidores e ao meio ambiente, e nossa mudança para o Porto Salford está em linha com essa questão”, diz Dave Howorth, diretor de Supply Chain da General Mills do Reino Unido e da Irlanda. Em abril deste ano, a Peel Ports recebeu a General Mills como o primeiro usuário do seu armazém e distribuição hub Porto Salford, que será ligado a Liverpool2 pelo canal portuário e pelas malhas rodoviária e ferroviária.
Números comprovados
Estudos de logísticas de carbono da FTA (Free Trade Agreement) de 2014 atestam que a iniciativa Cargo200 da Peel Ports vem contribuindo para que o governo britânico alcance seus objetivos, levando-se em conta que 30% do transporte do Reino Unido da emissão de gases de efeito estufa e logística está sob pressão contínua para promover uma melhoria na eficiência e na redução da emissão de carbono. O estudo alerta ainda sobre a importância de se fazer melhor uso de outros meios de transporte, que vão além do terrestre, a fim de reduzir a emissão de carbono na cadeia logística.
Uma pesquisa realizada, em 2010, pela empresa britânica CBI mostrou que o congestionamento na rede rodoviária foi apontado como um dos maiores problemas para os negócios. Os custos para os negócios das empresas referentes ao congestionamento nas estradas foram estimados em USD 10,5 – 12 bilhões e esse valor deve mais que dobrar em função do aumento do congestionamento previsto para 2025.
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