Protocolo para fábrica helicópteros é assinado no Ceará

O Governo do Estado do Ceará aprovou, no dia 31, o protocolo de intenções da Companhia Interamericana de Tecnologia Aeroespacial (Citasa), que pretende instalar uma fábrica de montagem e manutenção de helicópteros em São Gonçalo do Amarante. A empresa poderá ter até 99% de diferimento de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), conforme determinado na legislação do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI).

A intenção da empresa em instalar o empreendimento no Estado já havia sido anunciada desde o início de 2014, quando assinou um protocolo semelhante com o município, mas andou, desde então, a passos lentos.

Segundo informações do Diário do Nordeste, o investimento previsto é de R$ 520 milhões, para uma unidade com capacidade de produção de 600 a 800 aeronaves por ano, que deverá gerar 900 empregos. A prefeitura municipal já cedeu à empresa um terreno de 30 hectares para a implantação da fábrica. Também será necessário fazer um licenciamento ambiental do empreendimento, que será solicitado pela empresa na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).