A Prumo divulgou na última quarta-feira (29) que a Porto do Açu Operações S.A. (subsidiária da companhia) recebeu carta com a aprovação definitiva da Diretoria do BNDES referente ao alongamento e alteração da estrutura de sua dívida de curto prazo. O documento prevê a extensão do período de carência e do vencimento da dívida para 18 anos.
A aprovação estabelece o financiamento de longo prazo de R$ 2,8 bilhões, dos quais R$ 2,3 bilhões serão desembolsados no momento da assinatura do contrato. Este montante será repassado pelos Bancos Santander e Bradesco e seráintegralmente utilizado para a amortização dos empréstimos-ponte concedidos anteriormente pelo banco. Os R$ 500 milhões restantes, destinados a investimentos pára a conclusão da obra do porto, serão repassados por um terceiro banco, ainda a ser definido. O prazo de financiamento será de 18 anos (com vencimento em 2033), sendo 4 anos de carência e 14 anos de amortização. A operação será concluída com a assinatura dos contratos.
A Prumo Logística possui uma dívida de R$ 3,3 bilhões. Deste total, R$ 2,3 bilhões são referentes a esta dívida de longo aprovada pelo BNDES e R$ 1 bilhão com a emissão de debentures de longo prazo.
“Eliminar a diferença entre os nossos contratos de longo prazo e as nossas obrigações de curto prazo, permitirá a Prumoprosseguir com o desenvolvimento comercial e a atração de novos clientes para o Porto do Açu. Desde o investimento doEIG e a reestruturação da companhia em 2013, conseguimos transformar um projeto parcialmente construído em umcomplexo portuário totalmente operacional, pronto para a instalação de empresas. Concluímos este processo no prazo e dentro do orçamento previsto, permitindo o suporte financeiro dos nossos credores, e estamos muito orgulhosos com esta conquista”, disse Eugenio Figueiredo, CFO da Prumo.
Desde o início da operação do Porto do Açu no último ano, a Prumo assinou importantes contratos comerciais e ampliou suas operações com o desenvolvimento de novos terminais. Entre eles está a operação do Terminal de Petróleo (TOIL) do Porto do Açu, prevista para o próximo ano com o transbordo de petróleo para a BG.
Além disso, a empresa iniciou nesta semana a operação do Terminal Multicargas (TMULT) com o contrato com a Votorantim Metais para a exportação de bauxita. O terminal tem capacidade para movimentar 4 milhões de toneladas por ano de granéis sólidos, contêineres e veículos e a Prumo está em negociação com outros clientes âncoras.
A Edison Chouest (ECO) está desenvolvendo no Porto do Açu a maior base de apoio offshore do mundo, para atender a um contrato já assinado com a Petrobras. A previsão é que a unidade da ECO comece a operar no final deste ano, possibilitando que o Porto do Açu atenda praticamente todas as empresas do setor de O&G que operam atualmente ou estão à procura de novas operações no Brasil.
As unidades da NOV, Technip e Wartsila já iniciaram suas operações no porto e estão atualmente produzindo e entregando equipamentos para os projetos offshore da Petrobras.
Além disso, a BP-Prumo (joint venture 50% Prumo e 50% BP) vai começar a distribuição de combustível marítimo no Porto do Açu no início de 2016.
Estas operações são parte da estratégia da Prumo para entregar soluções logísticas inigualáveis para o setor de O&G eoutros clientes industriais, reduzindo os custos e contribuindo para a competitividade da indústria brasileira em uma baseglobal.
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