A Quantum Logistics, freight forwarder de Itajaí, SC, deflagrou na última semana uma complexa operação logística para o embarque de 70 toneladas de equipamentos para as indústrias de fármacos e alimentos no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, SP. Os equipamentos chegaram ao destino final, San Juan, em Porto Rico, na noite da última quinta-feira (27 de agosto). A carga, com volume de 545 metros cúbicos, foi exportada em lote único, em voo afretado pela empresa, em uma aeronave Antonov AN124-100.
O voo charter foi contratado pela agente de cargas para atender um cliente que necessitava de uma operação de embarque em lote único com curto lead time. Esta foi a segunda vez neste ano que um avião desse modelo e porte operou em território brasileiro. O cargueiro Antonov é considerado o segundo maior avião de carga civil do mundo, com 65 metros de comprimento e 21 metros de altura, até a ponta da cauda.
O cargueiro decolou de Mumbai, na Índia, com destino a Brasília. Trouxe 50 toneladas de equipamentos de grandes dimensões para a gigante Brainfarma, uma das maiores fabricantes de medicamentos do Brasil, e Cosmed, especialista na produção de suplementos nutricionais e dermocosméticos. Seguiu para Campinas na terça-feira (25 de agosto) para atender a Quantum Logistics. O desembaraço aduaneiro e embarque ocorreram na tarde e noite de quarta-feira (26) e o voo partiu na quinta, chegando à capital porto-riquenha no mesmo dia. Além do afretamento da aeronave, a Quantum coordenou toda a logística nacional, envolvendo armazenamento e 14 carretas sider exclusivas.