Queda no mercado de caminhões faz Volvo rever preços, enquanto lança modelo com eixo suspensor

A diminuição das vendas de caminhões no Brasil, e consequente queda no retorno financeiro, obrigaram a Volvo (Fone: 41 3317.8111) a readequar seus preços de mercado. Isso resultou no aumento de 8% sobre os valores dos produtos comercializados pela marca, no último mês de outubro.

E novos aumentos estão acertados. Segundo Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil, está planejado um aumento trimestral nos preços para 2016. “Observamos uma queda no setor de caminhões muito grande e em pouco tempo”, salienta. “No entanto, temos uma indústria competitiva, o segmento de agronegócio é forte. Ainda há problemas em infraestrutura. Mas em função desse cenário, o Brasil tem como superar a crise”, afirma.

Ainda que o mercado esteja desaquecido, a Volvo investe em lançamento para a América Latina. O mais recente é o FH 6×4, que traz o eixo suspensor, tecnologia que desengata e levanta o segundo eixo de tração. Com o suspensor de eixo ligado, o segundo eixo motriz do caminhão 6×4 é desativado e as rodas são elevadas, diminuindo o arrasto, as perdas mecânicas e o consumo de diesel, segundo a companhia.

O sistema funciona de forma automática ou manual, usando botões localizados no painel do caminhão. Na posição automática, um sistema eletrônico impede que o veículo trafegue com carga e o eixo elevado. Também garante a elevação automática do último eixo, de 14 centímetros, quando o veículo está sem carga.

De acordo com Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas do Grupo Volvo América Latina, o dispositivo permite ao motorista ter dois eixos motrizes com o caminhão carregado. “É uma solução que proporciona melhor capacidade de manobra e mais conforto quando o veículo está com pouca carga ou vazio”, afirma.

Acionando o sistema, o veículo passa da configuração de 6×4 para a 4×2. Segundo Fedalto, conduzir com o segundo eixo motriz elevado pode poupar até 4% de combustível, economia que considera importante, analisando que o diesel muitas vezes representa até 50% dos custos do transporte.

A tecnologia diminui outros custos operacionais para o transportador. Dirigir com o segundo eixo motriz elevado reduz o raio de giro em até 15%, o que significa menos desgaste de pneus e dos sistemas de suspensão.

Em superfícies escorregadias, o motorista também pode transferir carga para o primeiro eixo trativo, apenas acionando uma tecla no painel do caminhão. Isto, segundo a companhia, resulta em mais aderência e menor risco para a operação.

O 6×4 com eixo suspensor é uma solução para transportes em que o fator de carga é de cerca de 50%, como os de madeira, tanques e graneleiros.

O Consórcio Volvo também tem novidade e está apresentando um novo grupo, com 500 participantes, prazo de 100 meses para pagamento e parcelas mensais reduzidas de 0,5% até a data da contemplação ou assembleia de número 50. Em 21 anos, o Consórcio Volvo vendeu mais de 45.000 cotas, realizou 24.000 contemplações e entregou mais de 17.000 veículos.