Tecnologia e transformação digital são temas em alta para o ano de 2023. Quando falamos especificamente de logística, um destaque é a tecnologia de rastreio.
Isso porque, nas compras online, os consumidores desejam acompanhar o status de sua entrega a partir do momento que finalizam o pedido. Com isso, as lojas que oferecem um sistema de fácil usabilidade e preciso, saem na frente na preferência de seus clientes.
Essa informação é confirmada pelo estudo Comportamento do Consumidor na Tela de Rastreio, realizado pela logtech Frete Rápido, o qual revela que os usuários acessam em média 60 vezes o código de rastreio entre o momento de finalização da compra e a entrega da encomenda.
A pesquisa avaliou durante todo o ano de 2022 mais de 200 lojas virtuais e mais de 2 milhões de pedidos que embasaram os dados apresentados e a conclusão de que o rastreio é determinante para a fidelização no e-commerce. Isto prova que as lojas virtuais que oferecem a opção de rastreio do pedido saem na frente perante a concorrência e proporcionam uma experiência aprimorada de compra para o cliente.
“A entrega do produto é o ponto alto da jornada de compra no e-commerce. Por ser a única experiência palpável, ela acaba gerando ansiedade no usuário e essa ansiedade pode ser amenizada quando é oferecida a opção de rastreio da encomenda”, afirma Eduardo Bragança, Head de Marketing da Frete Rápido.
Para proporcionar esse serviço, é necessária uma gestão unificada, ou seja, que loja virtual concentre as informações de rastreio de todos as suas transportadoras parceiras em um só lugar, facilitando assim o acesso ao rastreio do produto pelo usuário. A unificação, por sua vez, pode ser feita por meio da implementação de um software de gestão de logística.