Receita do Grupo Pão de Açúcar cresce 3% no primeiro trimestre

O Grupo Pão de Açúcar registrou receita líquida consolidada de 17,75 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2016, resultado 3% mais alto que o do mesmo período do ano passado. A receita cresceu 10,9% no varejo alimentar – que compreende as bandeiras Extra, Pão de Açúcar e Assaí -, para 9,88 bilhões de reais entre janeiro e março.

O crescimento mais forte foi o do Assaí. A bandeira que opera o formato conhecido como “atacarejo” cresceu 36,2% na comparação anual, terminando o trimestre com 3,14 bilhões de reais de receita líquida.

O grupo afirmou que o crescimento do Assaí já faz com que ele seja mais representativo no total das vendas do varejo alimentar do que os hipermercados. Esse cenário marca uma mudança na composição das vendas já que, até o fim de 2015, os hipermercados da bandeira Extra tinham um peso maior no total. No último ano, os hipermercados tiveram queda nas vendas em meio à migração dos consumidores para o atacado de autosserviço.

No critério mesmas lojas, que considera apenas os pontos de venda abertos há mais de um ano, as vendas consolidadas do grupo subiram 0,8% na comparação com o ano anterior. Já o varejo alimentar reportou alta de 6% nas vendas mesmas lojas.

Via Varejo – A Via Varejo, empresa de comércio de eletroeletrônicos do Grupo Pão de Açúcar, reportou queda de 12,7% na receita líquida no primeiro trimestre de 2016 na comparação com igual período do ano anterior. A companhia apurou 4,70 bilhões de reais de receita entre janeiro e março deste ano.

Apesar do resultado negativo, o GPA considerou que houve melhorias na Via Varejo, dona das marcas Casas Bahia e Pontofrio. Segundo o grupo, a empresa teve ganho de participação de mercado.

As vendas no critério mesmas lojas, que consideram apenas os pontos de venda abertos há mais de um ano, recuaram 11,8% no primeiro trimestre. Ainda assim, o grupo considerou que houve evolução. No mês de janeiro, a queda nas vendas mesmas lojas havia sido de 25%, informou a empresa. Já em fevereiro e março esse recuo foi menor, de 3,1%.

Depois de ter fechado 50 lojas em 2015, a Via Varejo seguiu com o fechamento de pontos de venda de baixo desempenho, informou o grupo. Não foram informadas, porém, quantas lojas foram encerradas no início de 2016.

Além dos fechamentos que miram redução de despesas, o grupo destacou que a Via Varejo segue com uma estratégia de competitividade de preços e ofertas. Ainda segundo a empresa, o desempenho do trimestre foi ajudado por revitalizações de lojas, que passaram a ter mais destaque para as vendas de itens de telefonia. Nessas lojas, as vendas de telefonia ficaram 17,9 pontos porcentuais acima da média, disse a empresa.