A Rede Retiro, uma rede de 50 farmácias com mais de 40 anos de atuação na região Sul Fluminense, vai unificar suas operações de armazenagem e logística em centro de distribuição localizado em Volta Redonda, RJ, com projeto da Imai Empresas. A consultoria especializada em processos logísticos está completando 10 anos de mercado este mês e desenvolveu um novo modelo logístico que prevê o uso de tecnologias para um CD de 3.000 m2 que vai incorporar um segundo CD já existente e cobrir a desativação de outro.
“Já tínhamos feito um projeto com a Imai Empresas em 2011 onde alcançamos muitos resultados significativos: aumento na produtividade da separação de pedidos individual dos operadores de 9 SKU´s por minuto para 17 SKU´s, redução de mão de obra em 30% devido à organização dos processos logísticos e a acuracidade alcançou 99,98% dos processos, eliminando erros na separação de pedidos” conta Adriano de Oliveira Santos, presidente da Rede Retiro.
A rede varejista espera manter no novo CD outra marca muito comemorada: a redução dos ciclos de abastecimento das filiais, que hoje é de 24 horas, mas que no passado chegava a uma semana. “Com a automação da armazenagem, esperamos ter total suporte para a expansão da empresa sem que seja necessário inflar a mão de obra e o espaço”.
O executivo revela que os investimentos no novo CD serão de cerca de 1,3 milhão de Reais e a plena operação começará em 12 meses. A expectativa é que a nova instalação suporte o crescimento da Rede Retiro de forma sustentável, pois os planos de negócio envolvem a abertura de seis lojas a cada ano em até seis anos.
Alma do projeto
O projeto do novo CD foi concebido com foco na alta capacidade de armazenagem e no processamento ágil de pedidos, considerando que a Rede Retiro tem alto nível de fracionamento devido à sua estratégia de estoques e sortimento, e expede diariamente mais de 1.000 volumes de produtos separados. Foram desenhados os processos logísticos e especificadas tecnologias como a radiofrequência para os coletores de dados, fornecidos pela Intermec, já em operação no CD atual da empresa.
“Nosso objetivo no novo CD é a busca constante pela redução de custos, a melhoria na gestão como um todo e do controle das operações, além de manter a agilidade das operações”, destaca Santos.
Para a área de armazenagem, conta Yassuo Imai Segundo, diretor de Novos Negócios da Imai Empresas, o CD terá um sistema de mini porta-paletes com capacidade para armazenar mais de 90.000 volumes, considerando a volumetria dos seus materiais. “A capacidade de armazenagem em m³ aumentará em três vezes a capacidade se comparado à estrutura anterior”, destaca.
A escolha pela solução dos mini porta-paletes se deu em função do elevado grau de fracionamento dos estoques da empresa. Através da simulação computacional, obteve-se uma análise de que, com os mini porta-paletes, os espaços ociosos e as áreas de corredores serão minimizados, quando comparado com outros sistemas de armazenagem.
Atuando ativamente em oito estados do Brasil, a Imai Empresas tem parte de sua atuação dedicada ao middle market, desenvolvendo projetos para empresas líderes em seus segmentos em nível regional. Seu principal segmento, em número de projetos, é o de alimentos, abrangendo desde indústrias a redes varejistas, em todo o Brasil. Além de manter escritórios no Rio de Janeiro e São Paulo, em breve, abrirá escritório em Goiânia.