Relatório mostra que acidentes de trânsito tem data e hora marcada para acontecer

Segundo relatório do Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC), acidentes de trânsito, especialmente o transporte rodoviário de cargas, acontecem sempre ao mesmo padrão de horário e dia da semana. A análise aponta que a maioria dos incidentes ocorrem durante o dia, representando 58,4% dos casos, especialmente entre as 6h e as 18h. Por outro lado, a noite que ao que parece ser mais perigosa, corresponde a 31% das ocorrências.

Raquel Serini, economista e  coordenadora de Projetos do IPTC, acredita que o risco de acidentes é ampliado durante a noite devido a fatores como redução de visibilidade e maior probabilidade de fadiga entre os motoristas. “Isso se deve ao aumento do fluxo de veículos nas estradas nesse período. No entanto, é importante destacar que os acidentes noturnos tendem a ser mais graves, já que há menos visibilidade e maior probabilidade de o motorista estar cansado ou sob efeito de substâncias psicoativas. Durante a madrugada, por exemplo, é comum encontrar menos veículos na estrada, mas também há maior risco de cansaço e sonolência por parte dos motoristas”, salienta a economista.

Ao analisar a distribuição dos acidentes de trânsito no transporte rodoviário de cargas ao longo da semana, há uma distribuição relativamente equilibrada. Às sextas feiras e sábados apresentam uma proporção um pouco maior de ocorrências, representando 16,5% e 14,6% dos casos, sugerindo que não há um dia específico que se destaque como o mais propenso a acidentes.  Num panorama geral, é possível dizer que 37% dos veículos envolvidos em acidentes são sobre caminhão-trator, com a maioria das ocorrências na BR-116 e BR-101. A faixa-etária dos acidentados são entre 36 a 50 anos, 4% são óbitos e 25% sofrem alguma lesão.

Uma das principais causas dos incidentes é a reação tardia/ineficiente, levando a falhas mecânicas e perda de controle do motorista. Problemas mecânicos no veículo, condições climáticas adversas e infrações de trânsito por parte dos motoristas também são colocados como causas acidentais de veículos.

“Ressalto que muitos acidentes poderiam ser evitados com maiores investimentos em infraestrutura, fiscalização e conscientização dos motoristas e empresas de transporte. As estatísticas revelam uma quantidade expressiva de ocorrências, com impactos significativos em termos de prejuízos materiais, lesões e perdas de vidas. É importante estar atento às características de cada fase do dia e adotar medidas preventivas adequadas. A atenção e as medidas de segurança devem ser mantidas constantemente em todos os dias da semana”, analisa Serini.

O relatório reforça que seu objetivo final é criar um ambiente de trânsito mais seguro e responsável, onde os acidentes sejam reduzidos significativamente. Com a participação de todos os setores da sociedade, incluindo governos, empresas de transporte, motoristas e cidadãos.Sobre o IPTC – O Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), realiza estudos e análises voltadas para o transporte rodoviário de cargas em todo o país, com ferramentas que auxiliam colaboradores e contratantes do segmento. Além disso, faz a captação de dados para apresentar a evolução do setor em uma perspectiva geral, com embasamento técnico. Torna-se uma importante fonte para conhecer e aprimorar os serviços do TRC em suas diversas vertentes.