Depois de ter sido pioneira na implantação do amortecedor de impacto para velocidades acima de 100 km/h (Praça de Pedágio Estiva Gerbi), a Renovias sai na frente mais uma vez no que se refere a uso de novas tecnologias para segurança do usuário. Foi implantada, esta semana, no km 136 da SP-340, uma barreira de aço galvanizado que garante proteção adicional aos usuários. No local, os veículos estão circulando em mão dupla, em função do desvio de tráfego executado para a realização das obras de construção da nova ponte sobre o rio Camanducaia, com alteamento do nível da pista norte, sentido Interior.
“Como não é rígida, diante de um impacto normal, ela se movimenta e devolve o veículo à pista, evitando que se choque com quem vem no sentido contrário”, revela o gerente de operações de tráfego da Renovias, Rogério Cezar Bahú. O equipamento está sendo usado pela 1ª vez no Brasil.
“Normalmente, seriam usados cones e cavaletes para sinalizar e direcionar o fluxo, mas, em função da duração do desvio (estimada em um ano), do volume de tráfego no local e da redução do número de faixas de rolamento, a Renovias optou por implantar a barreira para dar mais segurança aos usuários”, explica Bahú. Separando totalmente os fluxos de tráfego, conseqüentemente, a barreira evita colisões.
A segurança oferecida pela barreira de aço é semelhante à proporcionada pela de concreto, tendo como vantagens adicionais a redução do prazo de montagem e desmontagem, facilidade de transporte e menor peso do material. Esta é uma solução nova, que garante proteção efetiva para o usuário em uma situação de risco.
A barreira absorve o impacto de um ônibus de 13 toneladas com velocidade de 70 km/h, numa colisão em ângulo de 20 graus. No km 136, foram usadas módulos de barreira com 6 e 12 metros de extensão, que pesam, respectivamente, 540 kg e 1.080 kg cada, totalizando uma extensão de 474 metros. Ela tem 80 centímetros de altura e 54 centímetros de largura na base.
O desvio entre o km 135 e o km 136 foi implantado em 1º de setembro para permitir executar as obras de adequação do nível da pista norte, que está 4,40 metros abaixo da pista sul no local da travessia do rio. Faz parte dessa obra o desmonte da ponte, que já foi concluído. Agora, os trabalhos estão concentrados na execução da nova obra de arte, que terá 63 metros de extensão e 11,5 metros de largura, com acostamento e refúgio interno. Os trabalhos devem ser concluídos em meados de outubro de 2009 e o investimento previsto é de R$ 1,9 milhão.
A malha viária da Renovias liga Campinas, Circuito das Águas e Sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mogi Mirim/Mococa), SP-342 (Mogi Guaçu/Espírito Santo do Pinhal/São João da Boa Vista/Águas da Prata), SP-344 (Aguaí/São João da Boa Vista/Vargem Grande do Sul), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), com extensão de 345,6 km.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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