Priscilla Cardoso
Com perspectiva de voltar a ser a 6ª economia do mundo até 2015 (segundo levantamento da agência classificadora de risco de crédito Austin Rating, preparado a pedido da Agência Estado), o Brasil tem atraído cada vez mais empresas internacionais.
O país que alcançou o posto, ocupado pelo Reino Unido, no final de 2011, voltou para 7ª colocação após o fraco resultado da economia no segundo trimestre deste ano – o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,4% no período, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mesmo assim, o Brasil tem sido foco de empresas internacionais de diversos setores, como é o caso da Lisc Hydraulics (Fone: 11 4153.6980).
Voltada para o mercado de componentes hidráulicos – como conexões em aço inox 316L, aço carbono (em cromo níquel, cromo III), mangueiras hidráulicas, linha pneumática, válvulas, cilindros e acessórios hidráulicos – a empresa é mais uma representante de um grupo internacional (o Dicsa Espanha) confirmada para a 1° edição da MDA – Motion, Drive & Automation, a ser realizada entre os dias 19 e 22 de março, na cidade de São Paulo, SP.
“A crise econômica mundial, que tem atingido bastante a Espanha, não tem afetado muito nosso mercado. Possuímos um grande estoque de distribuição para diversos países e o que se pode dizer é que alteramos um pouco o foco para a América Latina, já que o crescimento desses países é considerável. No nosso último balanço tivemos um crescimento de 20%. E nossa expectativa para esse ano é continuar crescendo”, diz Leonardo Imene Dias, diretor comercial América Latina da Lisc Hydraulics.
Presente em 74 países, o grupo Dicsa já é expositor das feiras da Deutsche Messe AG em Hannover, na Alemanha, e em Shangai, na China, entre outras. No Brasil, mesmo ainda não tendo uma sede, o grupo atua há 32 anos com importadores diretos em regiões estratégicas da América Latina, além de possuir um warehouse em São Paulo.
“Esses importadores oferecem toda a nossa linha de produto para o mercado brasileiro. E o warehouse, nós utilizamos para atender a escassez de produtos”, explica Dias.
Dentro de seu estande na MDA SOUTH AMERICA 2013, a Lisc pretende apresentar para os visitantes toda a sua gama de produtos como, por exemplo, a linha pneumática, válvulas, cilindros e acessórios hidráulicos.
“Decidimos participar da MDA devido à grande divulgação que a feira tem na maioria dos países onde a Dicsa já participa. Acreditamos no potencial do mercado brasileiro, onde a MDA será uma grande vitrine. E, sem dúvida, nossa expectativa é conseguir apresentar nossos produtos e fechar muitos negócios”, comenta Dias.
O diretor comercial America Latina da Lisc também fala sobre os benefícios que a 1ª edição sul-americana da Motion, Drive & Automation deve gerar para o mercado brasileiro de transmissão de força e com relação ao aumento de empresas internacionais interessadas em investir no Brasil. Segundo ele, a feira deve gerar melhoras e crescimento no país, o que será uma grande oportunidade para entrada dos produtos da Dicsa.
“Muitas empresas internacionais têm investido em países como o Brasil. E esse movimento é muito positivo. O que é preciso melhorar no país são as condições de importações e impostos cobrados. Ao mesmo tempo em que é interessante entrar em um grande mercado, como o da América Latina, é complicada a competitividade em relação aos impostos de importação na entrada dos produtos”, conclui ele.
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