RFID impulsiona varejo omnichannel no Brasil; até 2025, 42% das vendas virão de lojistas com presença online

Experiências de compra contínuas e integradas, seguindo o conceito de “varejo phygital”, serão cada vez mais comuns na rotina dos clientes. Segundo o IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo), 42% das vendas no Brasil até 2025 virão de varejistas com algum tipo de presença online. Mas estender as atividades comerciais à internet, abrangendo múltiplos canais, exige tecnologias adequadas para otimizar a gestão do estoque no centro de distribuição que abastece tanto a loja física quanto o e-commerce.

[Vídeo oficial do Seal Connect Fórum 2023: tinyurl.com/2wrsuewy]

Esses e outros insights foram apresentados durante o Seal Connect Fórum 2023, encontro realizado em São Paulo (SP) no dia 28 de agosto e que reuniu lideranças corporativas que atuam para revolucionar negócios por meio da Internet das Coisas (IoT). Casos práticos de tecnologias aplicadas ao negócio foram apresentados por empresas como Leroy MerlinVivo TelefônicaVeiling Holambra e Zaraplast.

O evento foi promovido pela Seal Connect, unidade de negócios da Seal Sistemas que apoia negócios com soluções inteligentes de IoT, ao lado dos parceiros Zebra Technologies e Axis Communications. “Procuramos enfatizar soluções de captura de dados com baixa ou nenhuma intervenção humana, proporcionando insights e previsibilidade dos negócios, além de equipamentos de rastreabilidade que garantem o alinhamento entre o inventário da loja e os registros em sistemas como ERP, PDV e WMS”, afirmou Carlos Santana, Head de Negócios da Seal Connect e Vice-Presidente de Vendas da Seal Sistemas.

“As empresas estão aproveitando dados de comportamento do cliente para oferecer recomendações mais precisas e personalizadas, criando um ambiente de compra mais relevante e direcionado”, disse Teresa Cristina Charotta, Diretora Executiva do IBEVAR e Coordenadora da FIA Business School. “Para isso, muitas marcas começam a tirar proveito de recursos de inteligência artificial e análise de dados, que não só apoiam a compreensão sobre os hábitos de compra, como também dão suporte a decisões mais informadas sobre estoque, precificação e estratégias de marketing”, complementou.

O RFID (identificação por radiofrequência), em que etiquetas com dados digitais codificados são capturadas por meio de ondas de rádio, foi uma das tecnologias mais destacadas no evento. Na Veiling Holambra, centro comercial e logístico de flores e plantas localizado no município de Santo Antônio de Posse (SP), 100% dos processos, incluindo a logística reversa, são controlados com o uso da aplicação.

A solução gerou ganho direto de 25% no tempo de entrega e reduziu em 90% os índices de erros na companhia – mesmo em uma operação complexa que registra uma média de 500 milhões de flores vendidas por ano e 400 caminhões movimentados por dia. A mesma tecnologia que a empresa adota em suas instalações próximas a Holambra (SP), cidade conhecida pelo cultivo de flores, é também utilizada nas atividades de empilhamento e higienização, além de ter sido replicada para a unidade de Uberlândia (MG).

Visibilidade, confiabilidade e agilidade

Na Leroy Merlin, rede varejista especializada em construção, o RFID melhorou a gestão do mostruário, garantindo que os produtos estejam disponíveis e tenham maior visibilidade nas prateleiras, visando que nenhuma venda seja perdida. Caso algum produto essencial não esteja exposto, um alerta é emitido. A captação instantânea de dados codificados também apoia o inventário online, o monitoramento de produtos em tempo real e a localização de colaboradores, além de agilizar a tomada de decisão pelos gestores da loja.

Já a Zaraplast, líder em soluções de embalagens flexíveis, realizou uma prova de conceito com a utilização do RFID em 2022 e iniciou a implementação neste ano. O objetivo foi aumentar a confiabilidade dos dados no sistema, assegurando a efetividade na gestão de estoques e mitigando desperdícios. Com o uso estimado de 400 mil etiquetas RFID por ano e cerca de 130 pontos e portais de leitura de dados, a expectativa da companhia é de que a identificação por radiofrequência se torne um recurso-chave para agregar maior agilidade no inventário, ampliar a eficiência operacional, automatizar a produção e proporcionar ainda mais visibilidade do negócio para a liderança.

O uso das tags RFID na Zaraplast está atrelado ao Kairos Middleware, software da Seal Sistemas que promove a integração entre a tecnologia e os sistemas de gestão. Em breve, essas soluções estarão implementadas em três centros de distribuição da Zaraplast, localizados nos bairros da Vila Maria e do Limão (zona norte da cidade de São Paulo) e no município de Cabreúva (região metropolitana de Jundiaí).

Experiência inteligente e imersiva

Indo além do RFID, o evento também demonstrou tecnologias de monitoramento inteligente para o setor varejista. Na Casa Vivo, uma loja-conceito da operadora que oferece uma experiência diferenciada para o cliente, diante de um sortimento de itens inovadores de automação residencial, a internet das coisas é colocada a serviço da maior visibilidade dos produtos e de uma jornada de compra imersiva.

Em parceria com a Axis Communications, que recentemente anunciou aliança estratégica com a Seal Connect, o estabelecimento utiliza câmeras inteligentes para colocar em prática novos conceitos de segurança, além de poder coletar insights de consumo. O objetivo é garantir a proteção dos itens expostos e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência diferenciada para o cliente.

O projeto da Casa Vivo ainda contempla automação do acesso à loja, com acionamento eletrônico da porta e controle de abertura e fechamento a partir da conexão via bluetooth do smartphone. As tecnologias implementadas na loja ainda possibilitam dimensionar a quantidade de trabalho para os colaboradores (dos vendedores à limpeza), facilitando decisões operacionais e administrativas.