A rfxcel – fornecedora global de soluções de rastreabilidade e serialização, fornecendo softwares de ponta e tecnologia em nuvem para ajudar as empresas em todos os processos de sua cadeia de suprimentos – lançou uma tecnologia para auxiliar o setor farmacêutico nos desafios logísticos que surgirão a partir da distribuição de vacinas da Covid-19.
O Accurate Immunization Management (AIM) é uma solução em nuvem que possibilita a profissionais de saúde o acesso a registros de imunização em tempo real, seja em hospitais, laboratórios clínicos ou farmácias.
A ferramenta também permite o monitoramento do inventário e a administração das vacinas certas para o paciente certo. “Por ser uma ferramenta automatizada, os usuários podem manipulá-la praticamente sem nenhum treinamento, o que garante uma implementação rápida em ambientes críticos como o das unidades de emergência”, destaca Vinicius Bagnarolli, diretor de operações da rfxcel para a América Latina.
Essa ferramenta será integrada à solução de monitoramento integrado (rIM) da empresa, que utiliza a Internet das Coisas para monitorar a condição ambiental dos insumos e medicamentos à medida que eles se movem pelas cadeias de abastecimento em terra, mar e ar. O rIM emite dados relacionados a condições como localidade, temperatura, umidade, iluminação e atritos. Pode, inclusive, alertar desvios de rota e assegurar que os fornecedores logísticos cumpram os prazos de entrega.
“A pandemia revelou deficiências em todas as cadeias de suprimentos e uma competição crescente por recursos, o que leva a uma pressão crescente sobre as cadeias de abastecimento”, finaliza Bagnarolli.