Faltam dois dias para o início dos Jogos Rio 2016, e o RIOgaleão Cargo já iniciou sua operação especial para o período do maior evento esportivo do planeta desde o mês passado. Com a expectativa de movimentar 2 mil toneladas a mais do que nos dias comuns, o terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim ganhou um espaço exclusivo e totalmente dedicado às atividades de importação, exportação e armazenagem de material envolvido com o evento. A iniciativa garante à empresa que ambas as operações, olímpica e regular, sejam realizadas de forma íntegra e com equipes e infraestrutura separadamente dedicadas.
O Armazém Olímpico possui 2.800 m² e conta com uma área alternativa, disponível no pátio de aeronaves, em seu planejamento de contingência. O espaço contará com a presença de órgãos reguladores (Polícia Federal, Receita Federal, ANVISA, VIGIAGRO e IBAMA) e uma equipe de 18 colaboradores do RIOgaleão Cargo totalmente dedicados à operação olímpica, durante todos os dias da semana, 24 horas por dia. A área, que já recebeu as primeiras importações, deve receber equipamentos de broadcast, merchandising e material olímpico, entre outros.
Para o período dos Jogos Rio 2016, o RIOgaleão Cargo já tem voos charter (não-regulares) confirmados de cargueiros das companhias Emirates, LATAM, Lufthansa, Cargolux e Atlas. Alguns destes voos são responsáveis por trazer os mais de 300 cavalos das provas de Hipismo – alguns, inclusive, já chegaram pelo terminal.
O Armazém Olímpico contará com infraestrutura completa de segurança e equipamentos de manuseio para operação no pátio e no armazém. “Já investimos quase R$ 30 milhões para melhorar nossa infraestrutura e o desempenho operacional. Agora, com as Olimpíadas, temos a oportunidade de mostrar para o mercado mundial tudo que já foi feito para que sejamos um dos mais modernos e eficientes gateways da América Latina”, explica Patrick Fehring, diretor do RIOgaleão Cargo.
Operação regular íntegra
Fehring faz questão de ressaltar que a operação regular do terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim seguirá de forma normal, e que o tempo de liberação da carga é, hoje, o melhor dos últimos três anos. “Nossa maior preocupação, certamente, é com os clientes regulares que já conhecem e confiam no nosso trabalho. Nosso espaço está totalmente apto para realizar ambas as operações sem que uma interfira na outra, principalmente porque, hoje, estamos operando em menos de 50% de nossa capacidade total de armazenagem”, afirma.
O RIOgaleão Cargo embarcou em um programa de melhoria operacional para consolidar a sua posição como um dos líderes gateways de frete aéreo da América Latina. Desde o início da concessão, em agosto de 2014, até o fim deste ano, a concessionária que administra o aeroporto terá investido R$ 30 milhões em equipamentos novos e melhorias de infraestrutura.
O terminal de cargas conta com 45 mil m² de espaço de armazenagem sem restrições, mais de 13.780 posições de espaço de prateleira e 17 mil m³ de modernas instalações de armazenamento a frio. O RIOgaleão Cargo conta, também, com posições de estacionamento para até nove cargueiros de fuselagem larga por vez e dispõe da maior pista do Brasil (4 mil metros), além de não possuir restrições de capacidade e operar todos os dias da semana, 24 horas por dia.