O RIOgaleão é o primeiro aeroporto do Brasil a conquistar a Certificação de Boas Práticas de Armazenagem da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que atesta a excelência dos serviços prestados na armazenagem de medicamentos e produtos de saúde. O certificado reforça o compromisso do terminal de cargas com a integridade e manutenção da qualidade dos produtos recebidos, incluindo os que exigem temperatura controlada.
Detentores desta certificação da ANVISA seguem diversas normas e exigências estabelecidas pela Agência na RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) nº 346, de 2002. Entre esses parâmetros avaliados, está a capacitação constante de equipes, a adoção de sistemas modernos e integrados e mapeamentos de riscos. O processo de auditoria aconteceu em fevereiro deste ano, após pedido do RIOgaleão, em uma iniciativa inédita entre aeroportos.
Em seus retornos de avaliação ao RIOgaleão Cargo, as equipes de auditores e a Coordenação Regional da ANVISA destacaram durante a auditoria: a conformidade do sistema de monitoramento e controle de temperatura, de acordo com o guia de validação de sistemas computadorizados da ANVISA, o sistema de gestão da qualidade e o gerenciamento de risco.”
Para o RIOgaleão Cargo, a certificação da ANVISA representa uma oportunidade de reforçar sua posição de destaque como um dos principais portais de entrada de produtos farmacêuticos no Brasil. Focado na melhoria contínua e no compromisso com questões relacionadas aos produtos voltados para saúde, o RIOgaleão iniciou este arrojado programa de garantia da qualidade com destacado reconhecimento pelo mercado.”
– A vanguarda que o RIOgaleão assume na prestação de serviços para a indústria farmacêutica, representa nosso diferencial, conscientização e compromisso com o manuseio e armazenamento de produtos voltados para saúde, incluindo sob temperatura controlada. Nosso processo é focado em qualidade e na segurança, oferecendo elevado nível de serviço e que reflete no reconhecimento e confiança pelos nossos clientes – explica Eduardo Calderelli, do setor de Desenvolvimento Operacional do RIOgaleão Cargo.
Recertificação CEIV Pharma
A titulação da ANVISA confirma o pioneirismo do RIOgaleão na conquista de certificações que reconhecem a qualidade e confiabilidade do aeroporto em serviços prestados à indústria farmacêutica. O segmento ocupa a segunda colocação no TOP 5 de importação do RIOgaleão Cargo, representando 17% da movimentação do terminal de cargas.
Recentemente, o aeroporto conquistou a Recertificação CEIV Pharma, da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), atestando a manutenção das boas práticas adotadas no terminal, infraestrutura e processos de armazenamento de produtos farmacêuticos, incluindo os que exigem temperatura controlada, além do constante treinamento de profissionais envolvidos. Ao conquistar a primeira certificação, em 2016, o RIOgaleão Cargo tornou-se o único aeroporto das Américas a possuir a CEIV Pharma da IATA.
Iniciado em 2015, o processo do CEIV Pharma trouxe profundas transformações não somente em infraestrutura, mas também em processos e procedimentos. Além disso, um forte programa de conscientização em boas práticas foi implantado e está em constante aprimoramento, juntamente com um robusto sistema de gestão de qualidade.