Robô de montagem de pedidos para pequenas operações é lançado no Brasil

Tecnologia2

As pequenas operações de logística vivem em uma encruzilhada: inseridas em um setor onde a tecnologia revolucionou desempenho e eficiência, elas não encontram soluções de custo-benefício compatível com seu tamanho. O SWIFT é um robô que preenche essa carência. Lançado no Brasil pela Invent, o dispositivo é fabricado pela empresa americana IAM Robotics e não necessita de nenhuma adaptação no ambiente onde será utilizado para que possa operar.

Gerenciado por uma interface na nuvem, o robô é especializado na montagem de pedidos fracionados. De maneira totalmente independente, o SWIFT seleciona os produtos nas prateleiras do centro de distribuição, organiza-os numa caixa e entrega para o check-out. “Não é necessário investir em qualquer infraestrutura ou adaptação do galpão logístico e também não é preciso auxílio de nenhum funcionário, ao contrário de soluções que só desempenham pequenas etapas do processo de seleção e montagem”, conta Augusto Ghiraldello, diretor comercial da Invent.

Além da independência, a confiabilidade e a precisão na montagem dos pedidos são as grandes vantagens do robô, segundo Augusto, que também destaca o baixo custo e a performance otimizada dentro de galpões menores. “Por conta disso a solução preenche um vácuo de tecnologia para empresas que trabalham com pequenas operações logísticas”, explica ele.

O SWIFT também é recomendado para operar dentro do setor de produtos de alto valor agregado – os cofres – de grandes CDs, assim como em áreas que demandam um alto nível de acuracidade. “Para a Invent, esta é uma oportunidade de desenvolver novos negócios e atender demandas de novos clientes”, diz o diretor comercial da empresa. Ele ressalta, no entanto, que o setor logístico é muito variado e que é necessário analisar caso a caso para que seja possível recomendar a solução mais eficiente. O SWIFT é recarregável e tem autonomia de sete dias. A expectativa da Invent é vender cerca de 50 unidades até meados de 2018.