Rodoanel tem queda na gravidade dos acidentes em 2015

A Concessionária SPMAR, responsável pela administração dos Trechos Sul e Leste do Rodoanel, registrou uma queda de 20% na gravidade dos acidentes ocorridos nas vias em 2015. Enquanto em 2014 o índice era de 0,74 feridos para cada 100 mil veículos que passavam pelos trechos administrados pela Concessionária, em 2015 o número caiu para 0,59.

O índice de veículos acidentados também apresentou redução. Neste último ano foram 4,44 veículos acidentados a cada 100 mil que passaram pelas vias da Concessionária, contra 4,83 veículos acidentados em 2014.

Se considerar apenas o Trecho Sul do Rodoanel – que teve fluxo de veículos em toda a sua extensão durante todo o ano – o indicador que calcula o número de feridos pela exposição caiu 11,5%, de 22,45 em 2014 para 19,87 no ano passado.

De acordo com o Diretor Executivo da SPMAR, Marcos Fonseca, a melhoria é reflexo direto dos investimentos realizados pela Concessionária focados na preservação da vida “Todas as ações que realizamos, dentro e fora da rodovia, têm como principal objetivo garantir uma via mais segura aos usuários do Rodoanel. O aprimoramento dos dispositivos de segurança, a melhoria da sinalização e o aumento da fiscalização da velocidade foram decisivos para alcançarmos estes resultados”.

A gravidade dos acidentes tem relação direta com a velocidade média dos veículos e o nível de segurança da via. Para reduzir ainda mais o número de feridos, a Concessionária investiu em 2015 na execução de ações de prevenção (sinalização, fiscalização e conscientização) e mitigação (melhoria dos dispositivos de segurança):

  • Dispositivos de segurança viária (R$ 2,94 milhões): uma das formas de diminuir a gravidade dos acidentes é implantar dispositivos que amorteçam o veículo no momento do acidente. Para isso, a Concessionária implantou 109 terminais atenuadores de impacto ou absorvedores de energia, instalou 8.100 metros de defensas metálicas novas e trocou outros 7.948 metros. Outro item fundamental para contribuir com a redução dos feridos foi a adequação da fixação de defensas metálicas com a implantação de 200 unidades de terminais de transição tripla onda que permite maior resistência ao dispositivo de segurança.

  • Sinalização (R$ 3,35 milhões) – foram executadas melhorias na sinalização horizontal e vertical, especialmente nos pontos críticos identificados em 2013, como os trevos de interseção com as Rodovias dos Imigrantes e Anchieta. As praças de pedágio de cobrança automática receberam o prolongamento da sinalização horizontal, além da implantação de indutores de redução de velocidade, o que resultou em nenhum ferido em acidentes nestes locais. Ao todo foram instaladas 391 placas verticais, 45.908 tachas refletivas e 42 quilômetros de sinalização horizontal. Além disso, foram instalados e mantidos mais de 1.500 postes de iluminação ao longo dos dois trechos em trevos, praças de pedágios e dos postos de Serviço a Atendimento ao Usuário.

  • Reforço da fiscalização de velocidade – apenas os radares estáticos (conhecidos como móveis) registraram um aumento de 58% de infrações só no Trecho Sul do Rodoanel. As autuações em radares fixos também cresceram 88%, segundo o DER.

Além desses, a Concessionária realizou outros investimentos:

  • R$ 1,104 milhão na recuperação de mais de 4.067 metros quadrados de pavimento;
  • R$ 1,176 milhão em trocas de 891 metros quadrados de placas de concreto;
  • R$ 450 mil em conserva rotineira – recuperação emergencial e pequenos reparos;
  • R$ 450 mil na limpeza de 17.240 metros de drenagem.
  • R$ 190 mil em recuperação de 184 juntas de dilatação.
  • R$ 2,7 milhões para roçar 13 milhões de metros quadrados de vegetação.

A SPMAR também investiu em equipamentos de comunicação com destaque para a implantação de mais 13 câmeras de monitoramento, totalizando 78 ao longo da rodovia, a manutenção e recuperação dos 192 telefones de emergência instalados e a integração dos sistemas, permitindo maior agilidade entre a equipe do centro de controle com a equipe de operação.

Ao longo do ano a Concessionária também realizou diversas ações de comunicação com o objetivo de alertar e conscientizar o motorista sobre a importância de obedecer a sinalização e evitar acidentes.  Entre os assuntos abordados estavam o respeito aos limites de velocidade, a necessidade de manter distância do veículo da frente, a importância do motorista realizar a manutenção preventiva, o uso do cinto de segurança, o perigo da combinação de álcool e direção e do uso do celular ao dirigir. . A neblina e a importância de redobrar a atenção nos trechos onde a visibilidade é reduzida também foram temas de campanha, assim, como as ações específicas direcionadas para pedestres e ciclistas.

O destaque foi para a ação da Semana Nacional do Trânsito realizada com o público do Parque Ecológico do Tietê que tinha como foco a preservação da vida no trânsito. A concessionária também realizou a quarta Campanha Vida nos Eixos que através de um Pit Stop de ações de saúde atendeu mais de 400 caminhoneiros.

Além dessas, a Concessionária também realizou outras campanhas de comunicação voltadas para o bem-público, como por exemplo, o combate a Dengue, a prevenção do Câncer de Mama e ao uso consciente da água.

O maior investimento: R$ 4,5 bilhões

Em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), através do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, a SPMAR entregou em julho de 2015 o trecho final de uma das maiores obras viárias da última década no Brasil: o Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas, fazendo com que, pela primeira vez na história, todas as rodovias que chegam à região Metropolitana de São Paulo estejam interligadas por vias expressas. A construção teve investimentos superiores a R$ 4,5 bilhões, feita e custeada exclusivamente pela iniciativa privada, sem um centavo de orçamento público.

Equipe de operação: 64 voltas ao redor da Terra e mais de 26 mil atendimentos no ano

Ao longo do ano a equipe de operação da concessionária realizou amplo trabalho de atendimento, atuando 24 horas por dia.

  • 17.713 socorros mecânico (mais de 48 por dia).
  • 2.992 atendimentos diários a veículos com pane seca (aproximadamente 8 por dia).
  • 1.162 atendimentos a veículos com carga especial (superior a 3 por dia).
  • 1.849 atendimentos médicos (cerca de 5 por dia).
  • 1.296 capturas de animais na pista (mais de 3 por dia).

Em 2015, os veículos de operação da concessionária percorreram 2.563.625 quilômetros pelos Trechos Sul e Leste. Para ilustrar o número é o mesmo que dar 64 voltas do globo terrestre ou mais de 700 voltas ao redor do Estado de São Paulo.

Além disso, foram retiradas mais de 790 toneladas de resíduos da pista, sendo que 223 toneladas puderam ser recicladas. O restante foi encaminhado para aterros sanitários licenciados.

Resultado

“Os números positivos mostram que estamos no rumo certo dos investimentos para tornar o Rodoanel uma via cada vez mais segura aos seus usuários. E este trabalho da SPMAR não seria possível sem a parceria da Polícia Militar Rodoviária e da Agência de Transporte do Estado de São Paulo, a ARTESP”, conclui Fonseca.

 

SPMAR – A Concessionária SPMAR atua na administração dos Trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas, sendo responsável pela gestão de 76% do Rodoanel Metropolitano de São Paulo em operação.

 

Trecho Sul – do km 30 ao km 86 do Rodoanel Mario Covas, liga os Trechos Leste e Oeste do Rodoanel. O Trecho Sul tem acesso pelas rodovias Régis Bittencourt (entroncamento com o Trecho Oeste) no km 30; Imigrantes no km 70 e Anchieta no km 75, além da Av. Papa João XXIII, em Mauá, no km 86.

 

Trecho Leste – do km 86 ao km 130 do Rodoanel Mario Covas, liga os Trecho Sul à Rodovia Presidente Dutra. O Trecho Leste tem acesso pela via de ligação com a Av. Papa João XXIII, em Mauá, no km 86; pela Rodovia Henrique Eróles – SP066 (km 115, em Suzano); pela Rodovia Ayrton Senna – SP070 (km 124 em Itaquaquecetuba) e pela Rodovia Presidente Dutra – BR116 (km 130 em Arujá).