A Rumo registra em 2018 o fruto de seus constantes investimentos em segurança e melhorias de infraestrutura nas ferrovias da chamada Operação Norte, composta por 2.107 quilômetros de trilhos da Malha Paulista, no estado de São Paulo, e 736 quilômetros da Malha Norte, em Mato Grosso.
De abril de 2015, quando se concluiu a fusão entre a antiga América Latina Logística (ALL) e Rumo, até junho deste ano, o número de acidentes ligados diretamente à operação ferroviária foram reduzidos em 50%. Na soma total considerando-se também os casos provocados por terceiros, a queda no período chega a 36%. Outro indicador importante é a redução da gravidade dos acidentes, que nos últimos três anos recuou em 15%. Os percentuais refletem diretamente no aumento da eficiência operacional da Companhia.
As malhas Norte e Paulista formam o principal corredor de exportação do País que garante o escoamento de commodities agrícolas entre Rondonópolis (MT) e o Porto de Santos (SP). Em 2017, a Companhia aumentou em 28% o volume total de carga transportado pelos trilhos da Operação Norte, chegando aos 34 milhões de toneladas por quilômetro útil (TKU).
O significativo aumento do volume transportado não impediu que os acidentes ferroviários diminuíssem ano a ano. Essa redução está diretamente ligada aos intensos investimentos da Companhia em material rodante e na via permanente. Desde 2015, a empresa já fez aportes que somam R$ 6,7 bilhões. Os principais recursos foram destinados para a renovação da frota (aquisição de 2.649 vagões e 178 locomotivas), criação e aperfeiçoamento de pátios de cruzamento e melhorias em tecnologia e segurança. Além disso, já foram revitalizados 900 quilômetros de vias férreas.
Acidentes causados por terceiros
Apesar dos esforços da Rumo em reduzir ao máximo as ocorrências, os acidentes causados por terceiros subiram 4% entre 2015 e 2018. Em geral, esses casos envolvem atropelamentos, abalroamentos provocados por veículos e vandalismos contra a linha férrea, locomotivas e vagões. Também há casos de moradores que se expõem a situações de riscos ou motoristas que tentam cruzar a linha férrea sem tomar os devidos cuidados, causando abalroamentos.
Para reduzir esse índice, a concessionária realiza frequentemente campanhas de segurança, envolvendo escolas e comunidades próximas à linha férrea. Um dos objetivos é evitar que as pessoas entrem em áreas operacionais, onde a circulação de pessoas não autorizadas é proibida.
Quanto aos abalroamentos, recomenda-se que a travessia da ferrovia seja feita somente nas passagens oficiais, com atenção redobrada à sinalização visual e à sonora. Mesmo nas passagens em nível, é necessário manter distância segura dos trens, parados ou em movimento.