O aumento de clientes levou a RV Ímola, empresa paulista de operações logísticas na área da saúde, a contratar 309 colaboradores no primeiro semestre de 2023, todos em regime CLT. O número é 40,5% o do ano passado, quando a empresa contratou outros 762. Somando os dois períodos, são 1.071 novos colaboradores no período pós-pandemia.
As contratações da RV Ímola, tanto em 2023 quanto no ano passado, confirmam pesquisa recente realizada pela ABOL (Associação Brasileira de Operadores Logísticos). Segundo o levantamento, os operadores logísticos contrataram 30 mil colaboradores em 2022 (58% a mais do que o total de admissões registradas em 2021) e, para 2023, cerca de 70% das empresas afirmaram pretender abrir novas vagas.
O aumento do quadro se deu na unidade da RV Ímola na cidade de Guarulhos, onde fica a sede da empresa. A escolaridade dos contratados é o ensino médio completo e a RV Ímola buscou profissionais com expertise em processos hospitalares e conhecimento em medicamentos. Todos os colaboradores trabalham presencialmente.
“O foco da empresa agora é treinar os novos colaboradores para garantir a excelência no trabalho realizado para nossos clientes. O trabalho no setor de logística de saúde exige muito treinamento e conhecimento”, afirma Renata Martiniano, gerente de RH da RV Ímola.
“O levantamento [da ABOL] feito junto às empresas retrata a importância e a participação do setor de logística no impulsionamento da geração de empregos no país. Cada vez mais as empresas buscam profissionais que atendam às novas demandas do mercado e isso inclui, principalmente, o uso de novas tecnologias. E na maioria dos casos, quando não encontram colaboradores prontos para exercer as funções, oferecem capacitação interna com cursos e treinamentos, que costumam demandar altos investimentos”, destaca a diretora executiva da ABOL, Marcella Cunha.