O Latin Parts Centers (LPC), centro logístico da Scania e responsável pela distribuição de peças da marca ao Brasil e mercados latino-americanos, está sob novo comando desde o início de agosto. O administrador Alessandro Silverio é o gerente executivo da unidade.
Em 29 anos de carreira na Scania, construídos no Brasil e incluindo também passagem pela sede da empresa na Suécia, o executivo ocupou várias funções de planejamento e processos na logística da fábrica.
Alessandro é formado em Comércio Exterior pela Universidade Metodista de São Paulo; pós-graduado em Logística (FEI); tem curso de extensão em Negócios Internacionais (Fundação Getúlio Vargas – FGV) e, também, formação executiva em Gestão e Administração na Stockholm School of Economics.
A importância do centro logístico
A partir de agora, Alessandro assume a missão de gerir integralmente a unidade da companhia que fica em Vinhedo (SP), distante cerca de 100 quilômetros da fábrica, instalada em São Bernardo do Campo (SP). Utilizando os modais aéreo, marítimo e rodoviário, o LPC escoa diariamente mais de 5 mil peças e conta com um time de 150 colaboradores (as).
Alessandro estará à frente da expansão do armazém logístico, anunciada no final de 2023 e que deverá ser concluída até novembro de 2025, recebendo um investimento de R$ 65,7 milhões.
O projeto de expansão do LPC vai preparar a unidade para o futuro, inclusive visando o recebimento e expedição de mercadorias relacionadas a novos produtos, como os veículos elétricos, por exemplo – conectados com os avanços da Scania em liderar a descarbonização do ecossistema de transporte e logística.