A expectativa da Scania para 2019 é de crescimento em todos os seus mercados de atuação: caminhões, ônibus, serviços e motores industriais, marítimos e para geração de energia. A continuidade do aquecimento da economia nacional e o trabalho estratégico e de real parceria com os clientes são os principais motivadores para a projeção. Sua principal novidade para o mercado neste ano, a Nova Geração de caminhões, até 12% mais econômica em comparação à anterior, já vendeu mais de 3.000 unidades em apenas quatro meses.
“O momento da Scania no Brasil é excelente. Com a Nova Geração, temos uma nova fábrica. Vivemos uma Nova Scania a partir de 2019”, afirma Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil. “Nossas equipes internas estão em perfeita sintonia com a rede de concessionárias para oferecer a melhor solução ao cliente. E, a nossa jornada para a sustentabilidade vai avançando.”
A Scania, parceira líder na transição para um sistema de transporte mais sustentável, acredita que em 2019 o mercado de caminhões em que atua, acima de 16 t (semipesados e pesados), deverá crescer entre 10% e 20% na comparação com 2018. “O setor de caminhões continuará o movimento de recuperação ao longo do ano”, diz Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil. “Fatores decisivos como a estabilidade da economia e sua tendência de crescimento e a previsão de nova safra recorde, já estão contribuindo para o aquecimento da compra de caminhões, especialmente de pesados.”
Nos ônibus, a visão positiva é a mesma do mercado de caminhões. “A previsão é da faixa acima de 8t crescer 15% e o segmento rodoviário aumentar em 20%, em 2019. Estamos nos baseando em melhores indicadores macroeconômicos e no ambiente muito mais otimista por parte do empresariado”, revela Alan Frizeiro, gerente de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil. “Nosso programa ‘Rentabilidade Comprovada’ é um sucesso com o depoimento dos clientes provando na prática os benefícios das soluções da marca.”
Em Serviços, o diretor Fábio Souza, aposta numa alta geral de 28% na comercialização de programas de manutenção. “A Scania é a fabricante que vem revolucionando as soluções de serviços nos últimos anos. São grandes inovações, como a manutenção flexível, que elevaram o controle da gestão a níveis impensados até seu lançamento. A novidade mais recente, o PMS Fleet Care, já é um sucesso.”
Já na área de motores industriais, marítimos e para geração de energia a projeção é de incremento cerca de 15% em 2019. “Estamos consolidando nossa atuação com ainda mais investimentos na especialização da rede e das equipes de campo. Além de explorar novos nichos. Trata-se de um mercado de enorme potencial, estamos nos destacando”, explica Fabio D´Angelo, diretor comercial de motores da Scania no Brasil.
De acordo com D´Angelo, em 2018 a marca cresceu 106% nas vendas totais. Este crescimento foi puxado pelo segmento de geração de energia, com volume 137% superior ao ano anterior. Entre os destaques está a introdução do motor de 13 litros mais potente do segmento de geração de energia, com produção nacional, o DC13093A de 736hp (625kVA). Apenas o modelo representou 7% das vendas do segmento de energia no segundo semestre.