A crescente demanda do mercado varejista por serviços de inteligência analítica e soluções tecnológicas, visando otimizar o faturamento e os resultados do setor, fez surgir uma nova aliança estratégica entre a GS Ciência do Consumo e a Seal Sistemas. As duas empresas acabaram de anunciar uma parceria visando oferecer um portfólio completo e avançado de serviços dedicados a varejistas de todos os portes, agregando a inteligência de dados para apoiar a expansão do segmento, a partir da análise do comportamento do consumidor.
A GS possui soluções baseadas em Big Data e machine learning para unir o varejo e o consumidor. Para o varejista, o objetivo é identificar oportunidades para aumentar o faturamento das lojas e ativar os shoppers com estratégias promocionais discountless. Para o consumidor, o propósito é criar uma experiência de compra frictionless e altamente positiva.
A parceria fortalece o posicionamento da Seal Sistemas – que há mais de 30 anos atua no mercado brasileiro de computação móvel e captura automática de dados – como um hub tecnológico e uma integradora de soluções completas para o varejo, potencializando seu portfólio com soluções de CRM e ferramentas de inteligência de dados.
Já do lado da GS, a aliança dá acesso a uma ampla base de clientes no mercado varejista brasileiro. Isso permite não apenas expandir a sua carteira como também ajuda a ampliar a captura de dados de consumo fundamentais para a detecção e a análise de tendências do setor, inclusive por meio da inteligência artificial (IA).
Dados estratégicos
“Continuamos focados em ampliar o nosso portfólio para oferecer uma solução cada vez mais completa para os nossos clientes do mercado varejista. A GS é, sem dúvida, uma das principais empresas de inteligência analítica dedicadas ao segmento, com a maior base gerenciada de clientes nesse setor”, afirma Wagner Bernardes, CEO da Seal Sistemas. “Trata-se de uma parceria altamente estratégica, já que ela amplia ainda mais a nossa oferta de soluções tecnológicas avançadas em benefício dos nossos clientes.”
O potencial do serviço de inteligência analítica oferecido pela GS, que agora também integra o portfólio da Seal Sistemas, é bastante amplo. Com o uso de novos recursos tecnológicos, o varejista consegue saber, antes mesmo de abrir uma nova loja, qual é o potencial de venda do ponto escolhido para um novo empreendimento. Também é possível entender de antemão o perfil do público do entorno desse novo endereço, os vetores de crescimento da cidade e o perfil da concorrência da região.
A solução da GS também viabiliza o dimensionamento das categorias de produtos que têm maior potencial de faturamento na nova unidade, o que é importante para definir seu tamanho e estrutura interna. O índice de assertividade das análises da GS é de 96%.
Maior especialista em comportamento de consumo de shoppers do Brasil, a GS aplica todo esse conhecimento em potencial de vendas por área de influência e categorias também em forma de tecnologia. Com uma plataforma criada especialmente para o varejo, o Zoombox, a companhia utiliza IA para ativação de clientes de forma hiperpersonalizada, entregando a oferta certa, para o cliente certo, no momento certo e com análises de performance detalhadas e precisas.
”A parceria com a Seal Sistemas é estratégica no sentido de levar aos clientes varejistas o estado da arte em modelos analíticos e tecnologia com vistas a auxiliá-los no processo de digitalização e inteligência aplicada aos negócios, pois cada vez mais esses dois temas se tornam importantes pilares de sustentação do varejo”, finaliza Fernando Gibotti, CEO da GS Ciência do Consumo.