Captana, uma solução inédita e inovadora voltada a ajudar varejistas a prevenir ou combater a ruptura de produtos (falta de produtos nas gôndolas), acaba de chegar ao mercado brasileiro pela parceria entre a Seal Sistemas e a francesa SES-imagotag, líder mundial em etiquetas eletrônicas de prateleira (ESL).
A nova tecnologia utiliza mini câmeras Shelfeye sem fio de alta precisão nas prateleiras. A partir de fotos tiradas a cada minuto e a uma distância de até 3 metros, elas realizam comparações entre diferentes imagens para monitorar prateleiras em tempo real, indicando de forma automática se está faltando algum produto na prateleira.
Dotada de recursos de IoT (internet das coisas), inteligência artificial e visão computacional, a solução de monitoramento de gôndolas é considerada a mais avançada, escalonável e ágil disponível no mercado varejista global. Em poucos segundos, ela é capaz de fazer a leitura precisa das informações indicadas nas etiquetas de preço e das imagens dos produtos que estão nas prateleiras do lado oposto do corredor, incluindo dados específicos como preço, marca, fabricante e data de validade.
A ruptura, uma métrica utilizada mundialmente para mensurar a perda da capacidade de venda decorrente da ausência de produtos, está entre os maiores desafios dos varejistas no Brasil. Em janeiro de 2021, o indicador chegou a 12,5% no país, retornando aos maiores níveis registrados desde o início da pandemia, segundo a Neogrid. A SES-imagotag calcula que varejistas no mundo todo podem deixar de arrecadar até US$ 1 trilhão devido a rupturas e problemas relacionados à exposição dos produtos.
“Em média, a perda anual de receita no varejo é de 8% por falta de itens nas prateleiras. Por muitos anos, o varejo só conseguiu resolver esse problema aumentando o quadro de funcionários”, afirma Michael Unmüßig, CMO da SES-imagotag. “Junto com a Seal, desenvolvemos agora uma solução sob medida para as necessidades do mercado brasileiro, que converte fotos de câmeras alimentadas por baterias, nas prateleiras, em dados estruturados. O conceito de IoT de última geração combinado com uma solução de visão computacional altamente escalável, baseada na nuvem, pode eliminar de forma rápida e específica as causas das perdas de vendas”, diz.
“Captana é uma tecnologia de ponta que complementa muito bem o nosso portfólio, operando com nossa solução de etiquetas eletrônicas, que também melhoram a margem de vendas ao otimizar a gestão de preços. Agora, o mercado finalmente dispõe de uma solução acessível, funcional e de alto impacto que resolve de vez o desafio da ruptura”, afirma Wagner Bernardes, CEO da Seal Sistemas. “Nunca foi tão fácil detectar, de forma imediata, o esgotamento ou a falta de produtos nas gôndolas, o que é importante para evitar a frustração dos clientes e perdas importantes no faturamento”, diz.
Alertas de reposição
Lançada oficialmente no fim de 2020 pela SES-imagotag, Captana foi testada e aperfeiçoada em projetos-piloto em alguns países europeus, estando agora madura e disponível para outros países, dentre eles o Brasil. Seu formato conta com dimensões pequenas, parecidas com as de uma etiqueta de gôndola, e permite operar em conjunto com as etiquetas eletrônicas VUSION ESLs, também presentes no portfólio da Seal Sistemas.
Além disso, por meio de recursos de geolocalização, a solução realiza rapidamente uma análise completa da quantidade e da posição dos produtos na gôndola. Em caso de anormalidade, a tecnologia emite alertas em tempo real e direciona pedidos automáticos de reposição por meio de configurações pré-definidas, otimizando a disponibilidade dos itens. A tecnologia pode operar de forma integrada com softwares de gestão do PDV, a exemplo do Kairos Store, da Seal Sistemas.
Captana também dá aos funcionários, parceiros e fornecedores acesso a relatórios, dicas e painéis de controle que detalham episódios como falta de estoque ou desaceleração nas vendas do estabelecimento. Essas informações ficam disponíveis na nuvem e podem ser acessadas de forma remota a qualquer momento e em qualquer lugar, pelo computador ou dispositivo móvel. Esses dados estratégicos otimizam a operação e a eficiência da loja e impulsionam a colaboração entre marcas e varejistas, a fim de evitar a indisponibilidade de produtos.
Live de lançamento
O lançamento oficial de Captana no Brasil será realizado em uma live promovida pela Seal Sistemas no próximo dia 15 de abril (quinta-feira), às 9h. Além do CEO Wagner Bernardes, a conversa também terá a participação de Michael Unmüßig e Marcel Geppert, gerente sênior de vendas técnicas da SES-imagotag. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por esse link.
O evento será o primeiro de uma trilogia centrada no tema “A nova loja física, conectada: novos tempos exigem novas soluções”. Sempre iniciando às 9h, as outras duas lives serão realizadas no próximo dia 29, falando sobre “Novas ativações de consumo e promoções: eliminando atritos e empoderando o consumidor”; e no dia 13 de maio, com o tema “Tornando a loja física mais eficiente para atender as operações digitais”.