Semana Verde começa com ação inédita na SUPRG

Começou ontem, às 10h, a Semana Verde do Porto do Rio Grande. O evento tem como principal objetivo conscientizar os trabalhadores portuários da importância de uma adesão e engajamento coletivo em virtude das políticas ambientais do complexo. De forma inédita, a cerimônia foi transmitida ao vivo não somente para os setores do complexo como para todos aqueles que quisessem assistir através da internet.

A Divisão de Meio Ambiente e o setor de Tecnologia foram os responsáveis por garantir a atividade on-line, sendo uma importante experiência para a instituição que poderá utilizar essa ferramenta como forma de transmitir informações. Durante a cerimônia, a chefe da divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Mara Núbia de Oliveira falou sobre o trabalho desenvolvido em seu setor para garantir o cumprimento das condicionantes ambientais designadas pela Licença Ambiental de Operação que é emitida pelo Ibama. Logo após, ela passou a palavra ao diretor-superintendente, Janir Branco que ressaltou a importância do evento para que todos os funcionários sejam engajados no processo de uma administração voltada para a preservação ambiental.

“Desde que assumimos vimos que o setor de Meio Ambiente estava com um orçamento defasado. Realizamos uma série de medidas administrativas que reduziram os gastos da Superintendência com materiais de consumo, cargos em comissão e diárias e isso possibilitou que investíssemos mais no setor ambiental. A Divisão de Meio Ambiente teve um aporte de mais de 60% a mais no seu orçamento para realizar os programas e projetos necessários ao cumprimento das condicionantes”, afirma o superintendente. Branco concluiu falando sobre a importância de projetos como o Circuito Saúde nos Portos e Círculos de Diálogos.

A chefe da Divisão Financeira, Tânia Martins acompanha o dia a dia orçamentário da entidade e trouxe sua experiência na área com relação aos gastos com energia e água. “Apresentei a ideia em uma reunião e depois recebi a informação da campanha de redução do consumo de energia e do tema da Semana Verde. Será muito bom para a Superintendência se todos colaborarem”, afirma ela.

Sem desperdício de energia

A Semana Verde ocorrerá na SUPRG até a próxima sexta-feira, dia 03 de junho. Durante os próximos dias irão ocorrer diversas atividades voltadas ao consumo consciente dos recursos. Durante a abertura foi apresentado que entre os principais gastos, e consequente impacto ambiental, está o consumo desnecessário de energia elétrica. Pensando nisso, a Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança lançou junto com a abertura das atividades a campanha “A Luz que Você Apaga, a SUPRG não paga”, idealizada pela servidora e chefe da Divisão Financeira, Tânia Regina Fontoura Martins e pelo professor da Furg e coordenador do Programa de Educação Ambiental, José Vicente. A campanha será permanente, e segundo a Divisão de meio ambiente, saúde e segurança, os incentivos ao consumo consciente acontecerão com maior frequência, buscando retardar as estimativas de gastos em energia elétrica que ameaçam aumentar em cerca de 25% este ano.