Ao chegar a sua 18ª edição, o Seminário Internacional em Logística Agroindustrial – SILA apresenta como tema central”Políticas Públicas e Privadas para a Infraestrutura Logística do Agronegócio Brasileiro”.
Como proposta do tradicional evento realizado e promovido pelo ESALQ-LOG – Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial, institucionalmente ligado ao Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ/USP –, com apoio da FEALQ – Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, o seminário pretende reunir, no dia 4 de abril próximo, às 13h30min, de modo online e gratuito, autoridades e especialistas para discussão de temas fundamentais para o futuro do setor logístico, proporcionando debate sobre diferentes perspectivas e opiniões.
Para o coordenador do Grupo ESALQ-LOG, Thiago Guilherme Péra, o evento é uma oportunidade de identificar a oferta e a demanda de políticas direcionadas para a melhoria dos entraves logísticos do agronegócio brasileiro. “O seminário é uma oportunidade de especialistas debaterem e apresentarem as atuais soluções e demandas de políticas para equacionar a logística em um setor da economia que tem apresentado expressivo crescimento, além de também avaliar tendências globais que podem afetar a nossa logística no longo prazo.”
Dividido em quatro painéis temáticos, o SILA deste ano conta com programação especial. No primeiro painel, intitulado “Agenda de políticas públicas federais e de investimento do Governo Federal”, o Seminário terá participação de autoridades ligadas aos ministérios do Transporte e ao de Portos e Aeroportos, como o secretário-executivo Roberto Gusmão, além do diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio.
No segundo painel, denominado “Agenda de políticas públicas e de investimento de Governos Estaduais”, os secretários Rafael Benini, Marcelo de Oliveira e Silva e José Reinaldo Tavares representam as pastas de Parceria em Investimentos (São Paulo), Infraestrutura e Logística (Mato Grosso) e Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Maranhão), respectivamente.
O terceiro painel será destinado aos representantes de organizações da sociedade, como a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e a Associação Nacional dos Usuários de Transportes (ANUT). Os participantes Daniel Furlan Amaral, Elisângela Lopes e Luis Henrique Teixeira Baldez trarão seus posicionamentos sobre as “Demandas de políticas públicas dos usuários de transporte”.
Encerrando o SILA, o painel internacional contará com a participação da especialista de transportes do Banco Mundial, Taís Fonseca, e Marcos Jank, professor e pesquisador sênior de agronegócio global.
Evento
Formato: online
Data: 4 de abril, às 13h30 As inscrições são gratuitas, e podem ser realizadas através do link https://fealq.org.br/eventos/18-seminario-internacional-em-logistica-agroindustrial/.