O Sepetiba Tecon confirmou o início da operação de um novo joint service, composto pelos armadores PIL, Cosco e CMA CGM, que ligará a Ásia ao terminal. O serviço, chamado de SSA (Sino South America), terá escalas semanais de importação, sempre às quintas-feiras, e a previsão é que o primeiro navio atraque no Sepetiba Tecon na segunda quinzena de janeiro.
Na Ásia, o novo serviço fará escalas nos portos de Qingdao, Xangai, Ningbo, Shekou e Cingapura. No Brasil, o Sepetiba Tecon será o primeiro terminal na escala de chegada e com isso oferecerá o menor transit time do serviço.
Hoje, o Sepetiba Tecon possui serviços que atendem a Europa e a Ásia e dispõe de capacidade para receber navios de grande porte, concentrando e distribuindo cargas para os demais portos brasileiros. Para a Europa, são oferecidas escalas semanais de exportação. Para a Ásia, além do novo serviço de importação, o terminal já oferece mais duas escalas semanais, uma de exportação e outra de importação. Outra modalidade de prestação de serviços que coloca o terminal em destaque é a cabotagem. São 3 serviços, com 4 escalas semanais, que conectam o Sepetiba Tecon aos demais portos da costa leste da América do Sul.
Segundo Augusto Wagner Padilha Martins, diretor geral do Sepetiba Tecon, a conquista do novo serviço se deve principalmente ao alto nível de produtividade alcançado pelo terminal e aos investimentos feitos nos últimos anos em dragagem e infraestrutura. “O Sepetiba Tecon é uma das principais portas marítimas do comércio exterior brasileiro e a chegada do SSA, além de reforçar essa vocação, ratifica o acerto da decisão de continuar investindo em infraestrutura”, diz Martins.