A Sequoia, uma das maiores operadoras logísticas de e-commerce e tecnologia do país, está ampliando sua estrutura para a edição 2021 da Black Friday (26/11), considerada uma das datas mais importantes do varejo no país. Para agilizar todo o processo, do momento da compra até o recebimento do produto, a empresa admitiu 300 novos funcionários temporários e contratou 200 carretas para transferências e 4 mil veículos terceiros para atender aos pedidos. Na Black Friday do ano passado, a empresa registrou um crescimento de receita bruta de 148% em relação à edição de 2019.
“Com as empresas adquiridas desde a última Black Friday e o importante aumento de nossa malha – passando de 3.359 cidades, ao final de 2020, para 4.047 municípios no primeiro semestre deste ano – teremos a maior Black Friday da Sequoia, tanto em volume quanto em número de clientes atendidos”, comenta Bruno Henrique Souza, vice-presidente de operações da Sequoia.
No período da Black Friday, a Companhia espera atender mais de 200 clientes, entre eles, marcas líderes dos mais variados segmentos de consumo e operações de venda on-line. Produtos como eletroeletrônicos, moda e utilidades domésticas serão entregues em todas as regiões do país, com concentração maior no Sul, Sudeste e Nordeste.
Black Friday 2021
De acordo com dados da Ebit|Nielsen, em dois dias, a Black Friday 2020 movimentou R﹩ 4,0 bilhões no e-commerce, com mais de 6 milhões de pedidos realizados e crescimento de 25,1% em relação ao ano de 2019.
Para este ano a expectativa é alta pelo momento do setor e por conta do aumento das compras on-line promovido, principalmente, pela pandemia. Números do mais recente relatório sobre comércio eletrônico, Webshoppers, da Ebit|Nielsen em parceria com o Bexs Banco, apontam que no 1º semestre de 2021 o comércio eletrônico movimentou R﹩ 53,4 bilhões, registrando alta de 31%, em relação ao mesmo período em 2020.
Um estudo da Méliuz, plataforma de cupons de desconto e cashback, revela que 71% dos brasileiros pretendem fazer compras na data, neste ano.
Operação sustentável
A preocupação com questões sustentáveis sempre pautou as ações da Companhia que, em 2021, desenvolveu um plano ESG – Environmental, Social and Governance vinculado a sua estratégia de negócio. Os novos modelos de mobilidade urbana já fazem parte da agenda da Sequoia, com foco em entregas utilizando veículos elétricos e bicicletas.
O Programa de Entrega Sustentável same day delivery, por exemplo, utiliza bicicletas nas entregas e, até o 2º trimestre deste ano, evitou a emissão na atmosfera de mais de 134 toneladas de CO2. Um outro Programa, focado na gestão de resíduos, já reciclou 20 toneladas de plástico e mais de 136 toneladas de papelão, resultantes das operações da empresa, neste ano.