Por Carol Gonçalves
No dia 24 de janeiro, o Setcesp – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região reuniu representantes do setor e da imprensa em um almoço especial com diferentes objetivos. Um deles foi anunciar a criação do IPTC – Instituto Paulista do Transporte de Cargas, cujo intuito é realizar pesquisas e estudos voltados para o setor nas áreas Técnica e Econômica, abastecimento urbano e no desenvolvimento de ferramentas e sistemas de interesse do TRC – Transporte Rodoviário de Cargas.
Tayguara Helou, presidente do sindicato, contou que há algum tempo, em viagem técnica ao departamento de trânsito de Nova Iorque, conheceu Fernando Zingler, que atuava como executivo no local. “Quando ele terminou seu período de trabalho e o mestrado em engenharia de transportes, veio para São Paulo. Eu não poderia desperdiçar essa oportunidade e tive a felicidade de contratá-lo para implementar o IPTC”, disse.
Na sequência, Zingler explicou que o instituto funciona como interface entre a área acadêmica e o mercado. “Entre os nossos focos estão as entregas noturnas. Queremos viabilizá-las e entender as dificuldades que impedem sua implantação”. A integração das restrições de trânsito, as multas, a padronização do VUC e dos estacionamentos também estão na pauta. O instituto vai promover, ainda, workshops e eventos para atender as principais necessidades das transportadoras e da sociedade.
Após a apresentação, foi comemorado o 81º aniversário do Setcesp com um brinde entre todos os convidados. Dois ex-presidentes estiveram presentes: Manoel Sousa Lima Jr., diretor da RG LOG, e Urubatan Helou, diretor-presidente da Braspress Transportes Urgentes. A Mercedes-Benz entregou uma placa à entidade em reconhecimento à sua importância no setor.
Novos associados do sindicato também foram apresentados, como acontece em todos os almoços da Diretoria Plena, que são realizados mensalmente. E, ainda, foi feito um minuto de silêncio pelo falecimento do presidente da Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos – ABTLP, Paulo de Tarso Martins Gomes, ocorrido no último domingo (22/01).