Sete em cada dez cargos da área de Supply Chain apresentaram aumento acima da inflação, aponta pesquisa recente realizada pela Michael Page, uma das maiores consultorias especializadas em recrutamento de média e alta gerência, parte do PageGroup. O levantamento revela ganho real salarial em 72% dos cargos avaliados nesse setor, enquanto 16% dos cargos avaliados não apresentaram mudança de um ano para o outro. Aqueles que registraram queda somaram 12% das posições. Dos 107 cargos analisados, os que se destacaram entre os maiores aumentos foram as posições de gerente de Projetos Logísticos +24% e gerente de Comércio Exterior (18%). Em contrapartida, a posição que obteve maior perda na remuneração foi a de gerente de Transportes em Operadores Logísticos e Tranding: -5%.
“O profissional de supply chain deve ter atuação multidisciplinar, transitando entre todas as áreas do setor que atua, e também estar muito antenado aos movimentos de mercado e alinhado à estratégia do negócio, com foco em contribuir para o atingimento dos resultados financeiros projetados pela empresa. Em cargos de gestão, é essencial praticar uma liderança mais influenciadora, com foco em engajamento e desenvolvimento de pessoas para atingir os resultados do negócio”, explica Paula Silva, Gerente Sênior de Operações da Michael Page.
Para elaborar o estudo, a Michael Page consultou no ano passado 10 mil profissionais e empresas de todo o Brasil para entender quais são suas reais impressões sobre o mercado atual. Os executivos consultados ocupam cargos que vão desde posições de suporte à gestão até diretoria. A empresa procurou entender como os profissionais enxergam sua carreira, a posição do empregador no seu desenvolvimento profissional e outros fatores que completam a remuneração.
A partir dessa consulta, a companhia conseguiu traçar a remuneração mensal de 1453 cargos em 15 setores (Engenharia e Manufatura, Logística, Varejo, Vendas, Marketing e Digital, Agro, Tecnologia da Informação, Jurídico, Saúde e Ciências, Finanças, Seguros, Bancos e Serviços Financeiros, Recursos Humanos, Propriedade e Construção, e Secretarial & Business Support). Os cargos foram listados em faixas salariais mensais que variam de acordo com a experiência do profissional (júnior, pleno, sênior ou coordenação e porte da empresa (pequeno, médio ou grande).