Setor automotivo alavanca exportação aérea da Asia Shipping no 1º trimestre de 2023

Após um 2022 repleto de desafios, alguns especialistas também acreditavam em um 2023 marcado por incertezas. Passados os primeiros três meses do ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do País mostra uma melhora neste cenário com um crescimento de 1,9% na comparação com os últimos três meses de 2022.

O transporte aéreo na Asia Shipping, multinacional brasileira e maior integradora digital da América Latina, também segue aquecido neste primeiro trimestre do ano. A companhia obteve no mês de março o maior pico de cargas na exportação aérea, registrando um incremento em processos de 37%, se comparado com o mesmo período do ano passado. O principal setor responsável por esse aumento é o automotivo, seguido por eletroeletrônicos.

“Atualmente trabalhamos com as quatro maiores multinacionais do setor automotivo. Nossa expertise no produto aéreo nos consolida no mercado. No ano passado, o volume de processos fechados de janeiro a novembro na exportação cresceu cerca de 20% em relação a 2021, o que corrobora para o saldo positivo que temos neste ano”, explica Carina Assumpção, Supervisora de Departamento Aéreo na Asia Shipping.

No mês de abril, a multinacional continuou com as operações de exportação aérea em alta, conquistando um crescimento de 10% em número de processos em relação ao mesmo período do ano anterior. Países da América Latina como Equador, Colômbia,

Guatemala, Uruguai e Chile são os principais destinos dessas cargas. Aliás, juntos, todos esses países representam 70% das rotas na exportação aérea na Asia Shipping, atualmente. “Nossa perspectiva é que o transporte aéreo, tanto na importação quanto na exportação, esteja mais aquecido no segundo semestre em função das datas sazonais, tais como Black Friday e festas de fim de ano”, finaliza a executiva.