Setor logístico já está pronto para a Black Friday

Black-Friday

A Black Friday, que neste ano acontece no dia 26 de novembro, já se tornou uma importante data para o comércio brasileiro. Mas não são apenas os lojistas que precisam se preparar meses antes para atender aos clientes que aproveitam as promoções para antecipar as compras de Natal. As empresas de transporte e logística já estão prontas há meses para poder realizar as entregas dos clientes on-line, no menor tempo possível. “A preparação para a Black Friday envolve uma cadeia logística e a preparação para a data já faz parte da rotina da empresa há muitos anos”, explica Tércio Gritsch, CEO do Grupo Gritsch, que engloba a Gritsch Soluções em Logística e a Referência Rent A Car.

Para garantir que as encomendas cheguem na casa dos clientes com segurança e agilidade, além de aumentar o número dos veículos responsáveis pelo transporte, ainda é necessário otimizar as rotas de atendimento. Segundo Gritsch, muitas empresas antecipam as vendas da Black Friday já no início de novembro, com o pico ocorrendo na própria sexta-feira, dia do evento. “Nossa expectativa é de um aumento de até 30% no volume transportado durante este período. Em relação ao Natal, a previsão é parecida, porém se estende durante todo o mês de dezembro”, conta.

O boom do comércio eletrônico

Especialmente por conta da pandemia de covid-19, o comércio eletrônico deu um salto entre 2019 e 2020. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust, o crescimento nas vendas no ano passado foi de 68% na comparação ao ano anterior. “Sem dúvida, a logística de entrega de porta em porta deu um salto exponencial em função das restrições de circulação e abertura de negócios”, confirma Tércio Gritsch.

Mas mesmo com a reabertura do comércio, os números não tendem a baixar. Um levantamento realizado pela Conversion, agência especializada em Search Engine Optimization (SEO) mostra que a intenção do consumidor de comprar on-line deve chegar a 87,75%, 14,7% a mais do que no ano passado.

Entre os produtos mais procurados, ainda segundo a pesquisa, estão os celulares (66,67%), os eletrônicos e eletrodomésticos (60,68%), moda e acessórios (40,46%), móveis e objetos para a casa (25,93%) e cosméticos (23,36%).

Dentro do prazo

Para que os lojistas não frustrem a expectativa dos seus clientes, Tércio dá algumas dicas para que os produtos sejam entregues com segurança e no tempo certo:

  • Agilize a entrega dos produtos aos parceiros logísticos e escolha empresas de confiança, que estejam realmente preparados para a entrega final.
  • Identifique as embalagens corretamente, confira o endereço final de entrega de cada pacote e não se esqueça de encaminhar todos os documentos que acompanham o produto.
  • Certifique-se também de que a embalagem está segura para que não ocorra acidentes e danos aos produtos.
  • Lembre-se de se preparar para o período de trocas e devoluções. Para isso, é importante também investir em um planejamento eficiente de logística reversa.