* São duas as novidades da BT do Brasil (Fone: 41 3334.1255), segundo Norival Geraldo Capassi, gerente para América Latina da empresa. A primeira é a BT Cargo C3E150R, contrapesada elétrica de três rodas e 24 V CA. É uma empilhadeira para corredores estreitos, de até 2.893 mm, podendo chegar a 6.470 mm de elevação. Tem capacidades de 1.000, 1.300 e 1.500 kg. “A C3E foi criada para ambientes confinados, corredores estreitos e contêineres. Conta com a tecnologia AC 24V, o que possibilita programação de performance para o operador que pode escolher três tipos diferentes de programas, bem como diagnóstico digital de falhas e sistema de troca rápida lateral de baterias”, diz Capassi. A outra novidade é a BT LHM200SC, paleteira manual com balança digital e impressora. Possui 2.000 kg de capacidade e é fornecida com um certificado para fins fiscais e aduaneiros OIML III. A balança tem margem de erro de no máximo 0,1%.
* Ainda no segmento de empilhadeiras, a Linde (Fone: 11 3604.4755) está anunciando o seu lançamento mundial: a empilhadeira R17X, nova versão da R17, lançada no ano passado, para transporte de cargas até 1,7 t. A primeira grande alteração da nova versão da R17 é o reposicionamento do mastro, que agora é fixo nas extremidades da cabina, o que, ainda segundo a empresa, torna a operação mais rápida e, conseqüentemente, aumenta a produtividade em cerca de 15% devido à redução do tempo de movimentação. Outra novidade é a elevação do banco, que foi ajustado para que a visibilidade do operador estivesse mais próxima das cargas. Outra característica importante é o posicionamento da bateria, instalada embaixo do banco do operador. A nova máquina é ideal para transporte e manuseio em centros de abastecimentos e depósitos para estocagem de mercadorias, onde os paletes de prateleiras elevam-se a alturas acima de 6 m, e armazenagem em frigoríficos, já que a cabina pode ser climatizada.
*
Já a NMHG Brasil (Fone: 11 5521.8100) tem duas novidades em termos de empilhadeiras, uma na linha Hyster e outra na Yale (veja a matéria especial sobre a nova empilhadeira Veracitor, da Yale, nesta edição). Fortis é a nova família de empilhadeiras de 2 a 3,5 t da Hyster. “Ela possui inovações únicas no mercado, como módulo do operador desenhado ergonomicamente para reduzir ao máximo a fadiga e aumentar a produtividade e a segurança da operação; sistema hidráulico com comandos eletro-hidráulicos através de mini-alavancas posicionadas no braço direito do assento do operador acionadas com as pontas dos dedos; transmissão eletrônica que permite um controle total das condições de deslocamento da empilhadeira – ajustes precisos na aceleração e no sistema de reversão do sentido de direção; e sistema de refrigeração oferecendo um radiador especialmente projetado – duas partes distintas resfriam separadamente o motor e a transmissão”, informa João Passarelli Campos, diretor comercial da NMHG.
* As empilhadeiras Crown e Doosan Daewoo são as novidades da
Commat (Fone: 11 7226. 6758). “Estes equipamentos chegam ao Brasil com mais tecnologia e design atualizado”, diz Mauricio Rossetti, do departamento comercial da empresa. São elas: a BR 16 JW, elétrica retrátil com capacidade de carga de 1.600 kg e elevação até 8.000 mm; G 25 P-3, a GLP, com capacidade de 2,5 kg e elevação até 6.010 mm; ESR 4500, elétrica retrátil, com capacidade de 1.600 kg e elevação até 6.690 mm; PE 4000, transpaleteira elétrica para 3.600 kg; e WE 2300, com capacidade para 1.600 kg e elevação até 5.230 mm.
* Ainda neste segmento, a Crow Matec (Fone: 11 6475.8777) está apresentando três novidades. A primeira é a empilhadeira retrátil PR20, da Paletrans, com capacidade para 2.000 kg e operação em altura de elevação de até 11 m. Também merecem destaques a empilhadeira patolada com operador a pé para 1.400 kg e elevação até 5.400 mm e a transpaleteira elétrica para 1.800 kg. A empresa também fornece peças de reposição para empilhadeiras e transpaleteiras Still, Paletrans, Byg, Jungheinrich, Crown e Raymond, entre outros equipamentos, além de oferecer serviços de revestimento de rodas, locação de empilhadeiras, terceirização de manutenção e reformas de equipamentos.
*
A Aesa Empilhadeiras (Fone: 11 3488.1475) é, há 15 anos, distribuidor exclusivo da marca Clark na região do ABCD, Mauá e Ribeirão Pires, Zona Leste de São Paulo e Litoral Sul, atuando na área de locação com frota de empilhadeiras novas. Segundo Leo Resende, do departamento de vendas da empresa, entre vendas e locação, a Aesa registrou 49 empilhadeiras entregues no primeiro trimestre deste ano, “ou quase 20% dos negócios realizados pela Clark no país, entre equipamentos elétricos e a combustão interna. Esses números colocam a empresa de Santo André, SP, na terceira colocação entre as 22 distribuidoras da marca no mercado brasileiro.” Além da venda e locação de equipamentos novos, a Aesa comercializa empilhadeiras semi novas, peças e acessórios, e também oferece serviços de terceirização e assistência técnica.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.