SIMEFRE lança anuário do setor ferroviário

O SIMEFRE (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários) acaba de lançar mais um exemplar da Série Estudos Ferroviários. A edição de 2015 chega sob o título “Brasil, Um Negócio da China”, e reúne artigos, entrevistas e informações sobre o segmento.

Para o SIMEFRE  os trilhos, seja no transporte de cargas ou no de passageiros, são quase sempre a melhor alternativa em um país continental como o Brasil. O resultado positivo em relação ao ano anterior, serve de estímulo, principalmente no conturbado momento vivido pela economia.

O estudo aponta o crescimento da produção de locomotivas, vagões e carros de passageiros. Demonstra ainda a ampliação do raio de ação da China. Além de dominar os setores estratégicos de produção e comercialização de aço, os chineses estão investindo recursos e mobilizando missões comerciais para ampliar sua participação no setor de transportes, notadamente o ferroviário.

O transporte de mercadorias também recebeu atenção especial no material elaborado pelo SIMEFRE. Apesar do fraco desempenho da economia no ano passado, o transporte de mercadorias pelo sistema ferroviário registrou crescimento de 2,63%.

Para o presidente do SIMEFRE, José A. F. Martins, o desempenho do setor é o melhor exemplo de como governo e iniciativa privada podem trabalhar juntos. Todos os detalhes estão disponíveis no Anuário.