Sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys passa por testes de campo

As Empresas Randon cumprem mais uma etapa do processo de desenvolvimento do inovador sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys. A companhia realizou a entrega técnica de dois modelos de semirreboques da linha Hybrid R, da Randon Implementos, equipados com a tecnologia pioneira liderada pela Suspensys, para a fase de testes de campo com empresas parceiras. Nesta etapa, as equipes de engenharia e pesquisa buscam monitorar o comportamento do produto em uso real pelas estradas do Sul e Sudeste do país.

Uma das maiores companhias de alimentos do mundo, a BRF, está recebendo um Hybrid R equipado com e-Sys do modelo Frigorífico, para o transporte de cargas entre unidades da empresa nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A operação do semirreboque ocorre por meio de fornecedores da BRF, começando pela empresa Tombini & Cia.

O grupo G10 Transportes, que reúne cinco importantes transportadoras e está entre as maiores empresas de logística e transporte rodoviário do país, vai utilizar um modelo Graneleiro para deslocamento de cargas do agronegócio em rodovias do Paraná.

Outro modelo de Graneleiro já foi testado no final do ano passado para o transporte de grãos entre o norte gaúcho e o oeste catarinense, em parceria com a Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia – Copérdia, uma das maiores do ramo agropecuário de Santa Catarina.

Durante um período de 30 dias, os veículos de testes são monitorados para a coleta de dados sobre redução de consumo de combustível alcançado pelo uso do sistema de tração elétrico no semirreboque. Os condutores dos caminhões receberam treinamento com pilotos de testes do Centro Tecnológico Randon (CTR), onde ocorreram todas as fases de testagem até o momento.

Com conceito inovador e sustentável, o e-Sys é um sistema de tração auxiliar elétrico desenvolvido de forma exclusiva pelas Empresas Randon, em uma parceria entre Suspensys e CTR. Ele atua como sistema auxiliar de recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem para momentos de necessidade de tração como subidas e ultrapassagens.

Dependendo da aplicação, condição de carregamento e da estrada percorrida, a economia de combustível pode chegar até a 20%, propiciando um menor desgaste dos componentes e contribuindo para uma menor geração de resíduos e menor emissão de gases. Estimativas apontam que, nessa faixa, a redução na emissão de carbono pode chegar a 96 toneladas por ano, por exemplo, trazendo uma importante contribuição para o setor de transporte no combate às mudanças climáticas.

“Os testes são determinantes dentro do processo de desenvolvimento. Pela experiência vivenciada pelos nossos parceiros, consolidando os parâmetros necessários, poderemos disponibilizar ao mercado uma tecnologia inovadora, que contribui para eficiência da operação do transportador e colabora com os desafios do setor de transporte em reduzir as emissões de gases do efeito estufa”, destaca o CEO das Empresas Randon, Sérgio L. Carvalho.

A linha de semirreboques Hydrid R, equipada com a solução e-Sys, foi apresentada ao mercado em 2019, após dois anos de desenvolvimento, e vem passando por várias etapas de testes e homologações para o início da comercialização no decorrer de 2022.

Foto: Márcio Campos