Em evento virtual realizado em outubro, a Interroll apresentou a Plataforma de Transportadores Modulares de Paletes (MPP). O sistema acionado, modular e flexível para transporte de paletes é dotado de um transelevador para armazenagem dinâmica e um carro de transferência, permitindo o armazenamento e a recuperação rápida e segura de até 100 paletes por hora.
Através de uma conexão direta com o Centro de Excelência para Manuseio de Paletes, localizado na Alemanha, Marcus Dörr, gerente de produto global, mostrou o MPP em ação, ao vivo. “Esta solução é a mais econômica do mercado no que tange a eficiência energética”, destacou.
Os módulos podem transportar paletes com até 1.200 kg a uma velocidade máxima de 0,5 metros por segundo. A faixa de temperatura é de -280° a +400° C, o que significa que o MPP pode até mesmo ser usado em áreas para produtos congelados. Dependendo do sistema de controle usado, é possível projetar a estrutura para pesos diferentes, velocidades variáveis ou integrando funções de posicionamento.
O MPP abrange transportadores de corrente ou rolos, bem como módulos adicionais, como unidades de giro de 90 graus e placas giratórias.
O transelevador, projetado para ser conectado ao sistema de armazenamento Pallet Flow, tem altura de 12 metros, com velocidade de deslocamento horizontal de 3 metros por segundo e velocidade de levantamento de 0,8 metros por segundo. O sistema está equipado com um controle de velocidade de elevação integrado e sistemas de frenagem.
Já o carro de transferência para transporte rápido de paletes pode alcançar até 5 metros por segundo, permitindo que distâncias ainda maiores sejam superadas, por exemplo, na área de preparação de rotas ou na conexão entre o armazém e a produção. Ele pesa apenas 275 kg e, graças ao conceito de acionamento inteligente, não requer gabinete de controle para a conexão elétrica.
Mercado
Da fábrica da Interroll em Jaguariúna, SP, Marcos Gaio, diretor geral da Interroll Brasil, falou sobre o mercado em vista da atual situação mundial. “Apesar da crise causada pelo coronavírus, a operação nas fábricas foi maior que 95%, ou seja, não houve paradas em nível global. Claro, usamos todos os recursos para garantir a segurança dos colaboradores”, salientou.
Segundo Gaio, as expectativas para o grupo são muito boas, inclusive, a empresa tem crescido em muitos mercados, como no Brasil, especialmente no e-commerce. “Crescemos juntos com esse setor, que nos proporcionou estabilidade no período de crise, provando que estamos na direção correta”, disse.
Entre as novidades da empresa está o RolerDrive EC5000, compatível com as versões anteriores dos controles e fontes de alimentação. Oferecido nas versões 48 V e 24 V, possui interface analógica ou de barramento. Entre suas vantagens, fornece tempo de execução e informações de status, ajudando a planejar a programação de manutenções. Produzido na Alemanha, o produto já está disponível no Brasil. “A partir de junho de 2021 ele também será fabricado localmente”, adiantou Gaio.