SKF inaugura fábrica da Kaydon no Brasil

A indústria eólica dá mais um passo importante para crescer e aumentar sua competitividade no Brasil. Foi inaugurada hoje, 10 de setembro, em Cajamar (SP), a nova fábrica da Kaydon Corporation. A inauguração acontece quase dois anos depois da SKF global ter concluído a aquisição da Kaydon, com sede nos Estados Unidos e um ano depois de anunciada a construção de uma fábrica no Brasil. O investimento faz parte da estratégia de ampliar o portfólio de soluções da SKF para os mais diversos segmentos industriais.

O projeto recebe apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. “O mercado de energias renováveis é importantíssimo para movimentar a economia com empregos de qualidade e desenvolvimento sustentável. Atendemos esse setor com prioridade na Agência”, explica Juan Quirós, presidente da Investe SP. A SKF conta com a assessoria gratuita principalmente para questões tributárias.

No dia 13 de outubro de 2014, a SKF anunciou que investiria cerca de 220 milhões de coroas suecas, aproximadamente U$ 22 milhões, na nova fábrica da Kaydon junto à sede da SKF no Brasil. A unidade de 6,6 mil metros quadrados empregará até 150 pessoas e produzirá rolamentos de anel de giro Kaydon para fabricantes de turbinas eólicas.

Para o CEO global da SKF, Alrik Danielson, a posição de liderança da Kaydon no mercado de energia renovável na América do Norte, juntamente com a presença mundial da SKF e o investimento no Brasil, criam um dos portfólios e ofertas de serviços mais completos à disposição atualmente.

No evento de inauguração, estiveram presentes Claudinei Reche, presidente da SKF Brasil; Sérgio Costa, diretor da Investe SP; Elbia Gannoum, presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica); Pat O’brien, vice-presidente da Kaydon Corporation do Brasil; Mike Stofferahn, vice-presidente global de Vendas e Marketing da Kaydon; Stephane Le-Mounier, presidente global da Divisão Automotiva da SKF; e Jean Cloud, gerente geral de Energias Renováveis para a América Latina da GE.

“A instalação desta fábrica, que contou com a participação direta da Investe SP, mostra como a cadeia de fornecedores da indústria eólica está caminhando para se consolidar no Brasil”, observou Costa na cerimônia.
“Observamos que a demanda por energia eólica é autônoma no Brasil, ou seja, independente das condições macroeconômicas. Trata-se de um recurso limpo, renovável e que conta com uma produção com muita competitividade no Brasil. O setor cresce a cada ano e sobre uma base muito concreta. Temos condições, portanto, de acreditar no futuro desta indústria no curto, médio e longo prazo”, afirmou a presidente da ABEEólica durante o evento.