Smart Ware Solution desenvolve sua própria tecnologia de voz para solução logística

Smart Ware Solution

A Smart Ware Solution, empresa de automação comercial e industrial especialista em projetos e integrações voltados para diferentes tipos de empresas, desenvolveu sua própria tecnologia de voz, batizada de State off the Smart Voz. A solução se utiliza das luvas PX-20, desenvolvidas pela Opticon, multinacional especialista na fabricação de scanners de código de barras.

A solução apresenta uma plataforma que traz um comparativo focado entre os operadores, possibilitando ser complementada com módulo de IOT, Planta Viva, que apresenta em tempo real a movimentação do recebimento e separação com as informações de posições e quantidades a serem apartadas.

Sua principal funcionalidade é a Conferência Inteligente, onde o operador, ao final da separação e impressão das etiquetas, pesa o pedido através de uma balança de plataforma, balança esta que recebe todas as informações de peso através de um código QR Code que é impresso e fixado no verso da NF ou em locais estratégicos do palete.

“Com isso, é possível obter uma maior segurança durante todo o trajeto logístico, assegurando que o pedido não sofrerá qualquer tipo de perda. Ao chegar ao destino, o mesmo é pesado novamente em uma balança de plataforma. Feito isso, os pesos da saída do produto e da chegada são confrontados e é possível identificar se houve ou não quebra, ruptura ou até mesmo desvios da carga”, explica João Compri, CEO do Grupo Smart Ware Solution.

Recentemente a empresa fechou um contrato com a Rio Quality para o fornecimento da solução. Já eram fornecidos o aluguel de smartphones, coletores de dados e headset’s para a operação logística da empresa.

Compri comenta que, através dos apontamentos dos problemas relatados pela Rio Quality, “identificamos uma oportunidade de melhorar a performance da operação, buscando eliminar 100% do erro humano, que trazia prejuízos, retrabalhos e lentidão nas operações. Reunimos todas as queixas relatadas e após várias análises e estudos sobre o projeto, buscamos uma forma de fazer com que a plataforma de voz tivesse a certeza das quantidades e itens que estavam realmente sendo coletados, sem a menor possibilidade de erro”.

O CEO destaca ainda a utilização da luva PX20 integrada à plataforma de voz da Rio Quality para o sucesso da aplicação. “Após testes, homologações, parametrizações/configurações e integrações, o processo de separação (já nos testes) foi um sucesso! Extinguimos a possibilidade de erro humano, pois o operador só consegue informar ao sistema fisicamente o que de fato estava sendo coletado por ele. O uso do leitor PX20 eliminou 100% de retrabalhos e, consequentemente, aumentou a produtividade na operação”, afirma o CEO.