Solução da eSales auxilia Martiplast a superar índices de performance logística

Indústria gaúcha especializada em utensílios domésticos, a Martiplast viu o índice de performance logística (SLA) dobrar no período de um ano com a utilização do Sistema TMS Entregou, solução desenvolvida pela eSales que possibilita o acompanhamento da quantidade e da qualidade das suas entregas, principalmente quanto ao lead time acordado. De acordo com o supervisor Administrativo-Comercial da empresa, Mailson Bernardino dos Santos, o monitoramento dos relatórios elevou o indicador de 43% para 88% no período.  

A partir da implantação do sistema, foi realizado um trabalho de conscientização com os transportadores parceiros sobre a importância do preenchimento correto das ocorrências e, assim, a empresa conquistou uma qualidade maior nas entregas. Com isso, ganhou também mais eficiência no controle do processo como um todo: custos, conferências, prazos e excelência. “Não imaginávamos que teríamos a precisão das informações de logística em tão pouco tempo, afinal dobramos a performance em um curto período. É fundamental medir os processos e buscar a melhoria contínua para nos mantermos competitivos”, avalia o supervisor.

A empresa fundada em 1993 é responsável pela fabricação dos produtos da marca OU, que está presente em todo o Brasil, América do Norte, América Latina, África, Oriente Médio e Europa. Mas o principal desafio logístico surgiu quando, em 2013, adquiriu a importadora YOI, sediada em Extrema, Minas Gerais.

“Como atuamos em 100% do território nacional, sentimos o real impacto do uso da solução na satisfação do cliente. Temos agora uma rastreabilidade melhor destes fornecimentos e oferecemos uma maior confiabilidade nos serviços. Quando entram em contato com a logística comercial, temos informações precisas em tempo real no que diz respeito a previsão de entrega, lead time logístico e performance do transportador, o que consolida a credibilidade para o cliente final”, explica a analista de logística da Martiplast, Priscila Cemin da Silva.   

Com cerca de 300 funcionários e 10 mil m² de área fabril, a indústria conta, atualmente, com 10 transportadores atendendo a um volume de entregas de cerca de 3,8 mil lojas ao mês, e um transportador exclusivo para o e-commerce. 

“Nosso próximo passo será focar na qualidade das entregas, com foco em mensurar e reduzir as incidências de avarias, por exemplo”, planeja a analista.