Solução inovadora da Manserv reduz os custos operacionais do processo de carregamento

Equilibrar eficiência e segurança no processo de carregamento sempre foi um desafio para o setor logístico. A Manserv, empresa líder em manutenção, logística e facilities, desenvolveu uma solução que promove justamente esse ganho duplo para o carregamento de cargas. O projeto, feito para um cliente do setor de autopeças, utiliza uma esteira pantográfica com elevação vertical, que permite minimizar acidentes e reduzir em 15% os custos do processo de carregamento

 

Isto porque, antes da aplicação da solução, o carregamento demandava uma quantidade maior da mão de obra, responsáveis também pela elevação e manuseio da carga dentro do veículo. Como novo processo, foi possível reduzir o tempo médio de carregamento em até 17%.

 

“Normalmente, a maior parte da mão de obra direta de um centro de distribuição está no processo de – separação e expedição. A Manserv, sempre atenta em desenvolver soluções para aprimorar os seus processos, encontrou na mecanização do carregamento, a solução ideal e que combina produtividade, segurança, qualidade e minimiza riscos de acidentes”, afirma Marcelo Felipe, Diretor da Manserv Logística. 

 

Desenvolvida na Alemanha, a esteira pantográfica demandou do time de Engenharia da Manserv um longo processo de estudos, análises e testes. “Avaliamos todo o processo durante o ano passado e conseguimos melhorar ainda mais a sua execução além de estender a tecnologia para novas aplicações, complementa Rodrigo Grando, Coordenador de Engenharia da Manserv Logística.

 

Leve e fácil de transportar, a esteira de alumínio não fica restrita ao carregamento de um tipo de produto. Já estão em prática novos projetos para replicação em operações da indústria de papel e também de bens de consumo. E, para tornar a sua operação ainda mais moderna, a Manserv pretende utilizar dispositivos de reconhecimento ótico e de Radio-Frequency Identification (RFID) no equipamento, tornando a operação ainda mais inteligente e praticamente eliminando erros no carregamento. “Essa inovação permitirá que o sistema identifique a carga, monitore a quantidade – de cada volume, interrompendo o fluxo de carregamento automaticamente, caso alguma anomalia seja identificada”, completou.