Solução para gestão logística reduz em 62% o tempo de espera dos caminhoneiros

Em um webinar recentemente transmitido pela Trackage, startup de otimização logística, a executiva Camila Pinheiro da DHL L’Oréal apresentou seus desafios e conquistas usando as novas tecnologias aplicadas ao setor. Camila é responsável pela logística de entrega dos produtos da L’Oréal em um Centro de Distribuição (CD) dedicado de 42 mil metros quadrados, 52 docas e atendido por 20 transportadoras. No webinar, ela detalhou também a implantação da plataforma Trackage Maestro para gestão de pátio e as mudanças vistas na nova operação automatizada.

Segundo Camila, um dos grandes desafios tem sido implementar uma comunicação eficiente. “Atendemos 80 carros por dia, logo uma comunicação eficiente é essencial e define o sucesso da operação”, explica a executiva. Por isso, a DHL L’Oréal implantou o Trackage Maestro para melhor controle do processo logístico, visando a gestão de pátio e o monitoramento de veículos em tempo real.

Em poucos meses, um dos resultados mais notáveis foi a redução de 62% no tempo de espera dos motoristas. Com a nova solução, caminhoneiros e transportadoras podem interagir previamente com o CD e determinarem horários mais precisos para carga e descarga. Um aplicativo no smartphone dos caminhoneiros também evita a troca de documentos em papel e agiliza a autorização de entrada, o que reduz o contato físico entre colaboradores e evita novos contágios da COVID-19.

Para Júlia de Araújo, Head de Customer Success da Trackage, entender e conhecer o processo de cada cliente são fatores determinantes para o sucesso da parceria. “Com uma plataforma adaptável conseguimos desenvolver um projeto único de acordo com a demanda e necessidade de cada cliente”. Segundo Júlia, o projeto contou com três etapas: realizar o mapeamento dos processos originais, integrar o Maestro com sistemas existentes no CD e criar grupos para avaliar a eficiência da nova solução.

O webinar mostrou que o Trackage Maestro realiza a gestão de pátio com visão completa da operação em tempo real. Além da gestão dos motoristas, gera relatórios importantes e oferece um painel de chegada e saída para que toda a operação tenha visibilidade das métricas de desempenho.