Startup automatiza trocas e devolução no e-commerce e aumenta em até 20% a fidelização das lojas

Quase 30% das compras online no Brasil são trocadas ou devolvidas, segundo levantamento da Ebit|Nielsen. Com o comércio eletrônico crescendo a cada ano no país – apenas em 2021, foram entregues mais de 350 milhões de compras feitas online, segundo a Neotrust – o volume de produtos que entram na logística reversa é considerável. E nem sempre essa etapa da jornada de compra ocorre com eficiência, o que explica outro dado revelador: 47% das pessoas já deixaram de fazer compras online por terem tido problemas anteriores com a troca de produtos, de acordo com a Ebit.

Foi buscando resolver essa que é uma das principais dores dos consumidores e das lojas que a Genius Returns, startup que facilita o processo de logística reversa, chegou ao mercado com uma plataforma de automação e gestão de logística reversa inteligente e intuitiva, que usa inteligência de dados para automatizar o processo de troca e devolução, indicar as melhores soluções para cada cliente e dar maior autonomia a esse processo, o que reduz os chamados abertos nos canais de SAC das empresas, diminui o prazo das trocas para até 24h e pode aumentar a margem de lucro das empresas em até 20%.

“Trocar e devolver tem que ser tão fácil quanto comprar, sem amolação e sem confusão. Buscamos oferecer ao mercado uma solução que permita isso de forma simples e prática. Em nossa plataforma, o consumidor tem acesso a um autoatendimento 24h e o lojista pode automatizar etapas como autorização de troca ou devolução, emissão de vale compras, integração com parceiros para geração de código de reversa, além de acompanhar todo esse processo em um único ambiente”, explica Maurício Cwajgenbaum, CEO e cofundador da Genius Returns.

A plataforma conta ainda com sistema de mensageria para acompanhamento de solicitações e do tráfego da devolução – assim o cliente não fica sem informações –; sistema para estorno de pagamentos; geração da nota fiscal de devolução; entre outros recursos executados de forma automática. A ferramenta tem também o diferencial da certificação de carbono neutro para as operações de logística reversa. A Genius Returns foi lançada no mercado em outubro de 2021. Com o DNA inovador do e-commerce, a startup atua com foco total na experiência do cliente. “É comum que o varejo volte sua atenção às taxas de conversão e se esqueça de analisar outros aspectos do negócio, como a taxa de re-compra. Quando um processo de troca ou devolução é eficiente e traz a satisfação do cliente, a chance de fidelizá-lo e de ele fazer novas compras aumentam muito. O pós-venda e a logística reversa são etapas fundamentais e podem determinar a experiência do consumidor para o bem ou para o mal e, consequentemente, os resultados do negócio”, finaliza Cwajgenbaum.