As compras online caíram no gosto dos brasileiros – 62% das pessoas fazem até cinco compras via comércio eletrônico por mês, segundo pesquisa da Octadesk em parceria com o Opinion Box. A praticidade é um dos principais motivos para a preferência, mas o e-commerce também gera muitas reclamações quando o assunto é logística. Segundo dados do Reclame Aqui, nos primeiros dias da última Black Friday, o aumento das queixas relacionadas a compras pela internet foi de 34%.
Foi para resolver esse gargalo que surgiu a Drops, startup criada pela Sequoia em parceria com a Gigahub. A empresa oferece aos seus clientes os PUDOs, que são os pontos de pick up e drop off — ou seja, pontos de entrega e retirada de encomendas –, espalhados por todo o Brasil. Funciona da seguinte maneira: após uma venda online, o vendedor leva o pedido para um PUDO, que o armazena para que uma transportadora ou o próprio cliente retire posteriormente.
Os serviços garantem proximidade e comodidade, gerando uma experiência satisfatória e reduzindo custos de envio e prazos de entrega. Esse formato é mais ágil para os vendedores, que podem despachar seus pacotinhos sem fila ou burocracia, em um único lugar. Mas ele também é vantajoso para o cliente, que pode retirar seu pedido quando quiser, sem receio de encontrar um falso vendedor, e até fazer a logística reversa sem dor de cabeça, diz Marcos Guerra, CEO da Drops. “Com a correria do dia a dia, nem sempre o consumidor quer o compromisso de estar em casa para receber algo. Essa opção dá autonomia para que ele retire sua compra quando for possível, com segurança”, explica.
A startup tem como foco a experiência do usuário e do cliente final, com uma proposta de operação ágil, fácil e confiável, além de ambientalmente responsável. “No caso dos grandes marketplaces, que têm muitas entregas na mesma região, os pontos Drops fazem com que a circulação dos caminhões fique concentrada em pontos estratégicos, reduzindo consideravelmente a emissão de gás carbônico”, destaca Guerra.
Essa possibilidade de atender tanto grandes marcas quanto os pequenos empreendedores é um diferencial da Drops, já que ela desenvolve e personaliza variadas modalidades de operação, conforme a necessidade de cada parceiro. Por fim, outra consequência positiva da atividade é proporcionar oportunidades de renda extra para empreendedores locais, já que os comércios de bairro podem se cadastrar na Drops e se transformar em PUDOs. “Após uma análise, o estabelecimento passa a ser um ponto de entrega e retirada para consumidores e transportadoras. Com mais movimentação de pessoas, o comerciante aumenta o fluxo em sua loja e pode aproveitar para registrar novas vendas e fidelizar clientes. É uma relação ganha-ganha”, finaliza Guerra.